Rondoniagora.com

Rondônia, 26 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Agronegócio

Conab estima recorde na produção de milho 2ª safra no estado

Segunda-feira, 15 Agosto de 2022 - 16:46 | da Agência Brasil


Conab estima recorde na produção de milho 2ª safra no estado

Os agricultores rondonienses devem ser responsáveis por uma produção de 1,27 milhão de toneladas de milho 2ª safra em 2021/22. Se confirmado, o volume é o maior já registrado na série histórica e representa um aumento de 23% em relação à obtida na safra passada. É o que mostra o 11º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22 divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O bom resultado é uma combinação de uma maior área plantada e melhora na produtividade, principalmente na região sul do estado onde concentra mais de 70% de toda a produção do cereal e estão localizados os municípios de Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Pimenteiras e Vilhena.

Nessa região, o clima de uma forma geral se mostrou favorável durante todo o desenvolvimento da cultura. Já em outras regiões, a escassez de chuvas registrada nos meses de abril e maio impactou negativamente a produtividade. Segundo o documento, a área ocupada na 2ª safra de milho deverá ser de 239,8 mil hectares, incremento de 19,9% na área plantada quando comparado com o ciclo 2020/21 quando foi registrado 200 mil hectares. Já a produtividade média das lavouras deve sair de 5.190 quilos por hectare para 5.326 kg/ha, incremento de 2,6%.

A colheita do grão já chega a 87% da área semeada, restando apenas 13% a ser colhida.  Já o volume de produto negociado ultrapassa o percentual de 85% da produção estimada, a qual se destina principalmente ao abastecimento interno do próprio estado. O cereal é o terceiro produto agrícola em importância econômica para Rondônia, com um Valor Bruto da Produção (VBC) próximo a R$2,2 milhões.

Mais informações sobre as principais culturas cultivadas em Rondônia e nos demais estados do país podem ser acessados nos arquivos do 11º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022, disponíveis no site da Companhia.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News