Rondônia, segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Agronegócio

Publicado em Quinta, 25 de Maio de 2017 - 07h33

Líder no segmento de pescado na América Latina deve adquirir a patente do tambaqui enlatado desenvolvido pelo IFRO

da Redação


Líder no segmento de pescado na América Latina deve adquirir a patente do tambaqui enlatado desenvolvido pelo IFRO

O tambaqui enlatado é um produto cárneo industrializado concebido de uma tecnologia desenvolvida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), no campus de Ariquemes, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e patenteado com reconhecimento no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As formulações desse peixe de água doce produzido em cativeiro no estado, que apresenta níveis de gordura insaturada e grande concentração de ômega 3, desperta interesse em várias indústrias de processamento e enlatamento de alimentos e as indústrias Gomes da Costa, do grupo espanhol Calvo, líder do segmento na América Latina, tem interesse em industrializar o tambaqui moído enlatado.

Essa patente é sobre enlatamento de tambaqui e algumas tecnologias relacionadas a esse produto. O Reitor do IFRO, professor doutor Uberlando Tiburtino Leite, afirmou que a instituição está negociando a patente do produto, tem algumas empresas interessadas e a Gomes da Costa é uma delas.

“O valor comercial da patente a gente está negociando. Há quinze dias, nós tivemos reunião com a Gomes da Costa lá em Santa Catarina (na unidade de Itajaí) para fazer a apresentação, eles tiveram muito interesse e agora eles virão a Rondônia para conhecer e até discutir parcerias para que a gente continue essa pesquisa”, anuncia.

O tambaqui enlatado é um produto criado a partir de uma pesquisa iniciada em 2013 pela professora Juliana Minardi Galo com focos na “Produção de Tambaqui para a fabricação de enlatados como alternativa de comercialização para piscicultores na região do Vale do Jamari (RO)” e “Fabricação de Tambaqui moído enlatado”.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions