Rondônia, 27 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Agronegócio

Mapeamento do café é tema de acordo de cooperação com a Conab

Terça-feira, 20 Junho de 2023 - 13:38 | da Assessoria


Mapeamento do café é tema de acordo de cooperação com a Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinou, neste mês de junho, acordo de cooperação técnica com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO) com o objetivo de realizar o mapeamento, por meio de sensoriamento remoto, das lavouras de café no estado.

O documento objetiva a integração de recursos técnicos e humanos, a efetivação do mapeamento por meio de sensoriamento remoto de toda a cafeicultura e a conferência in loco de todos os pontos geográficos cujas imagens geram dúvidas sobre a real existência de lavouras.

O Acordo prevê também reuniões periódicas entre as partes para analisar os resultados dos trabalhos executados e estabelecer um canal de troca e discussão de informações e metodologias.

Números - o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo maior consumidor do produto, apresentando, atualmente, área total de 1,87 milhão de hectares e produção de 54,74 milhões de sacas de 60 kg de café beneficiado, sendo 37,93 milhões de café arábica e 16,81 milhões de café conilon.

O estado de Rondônia é o segundo maior produtor de café conilon do país. Neste ano, está estimada uma área de 65 mil hectares e uma produção de 3,13 milhões de sacas (60 kg) de café beneficiado, com produtividade média de 48,2 sacas/ha.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também