Rondônia, quinta-feira, 27 de junho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Agronegócio

Publicado em Terça, 14 de Maio de 2019 - 08h47

Projeto Plantar: 25 agricultores familiares participam do I Intercâmbio do Café

da Assessoria


Projeto Plantar: 25 agricultores familiares participam do I Intercâmbio do Café

De 14 a 16 de maio, acontece, em Ouro Preto do Oeste e Cacoal, o I Intercâmbio do Café promovido pelo projeto Plantar, que contará com a participação de 25 agricultores familiares que praticam a cafeicultura no município de Machadinho D’Oeste. Serão três dias de imersão, onde os participantes terão acesso às boas práticas de manejo, beneficiamento e um panorama da cultura no Brasil e no mundo.

O projeto conta com parceria da Embrapa neste curso e, na primeira parada, em Ouro Preto do Oeste, os agricultores conhecerão o campo experimental de café, onde são realizados experimentos de melhoramento genético e tratos culturais das espécies Coffea canephora e Coffea arábica, utilizadas por agricultores familiares na região.

Em Cacoal, farão uma visita a propriedade de referência na produção de café do proprietário Ronaldo Silva, ganhador do Concafé 2017/2018 - Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia, promovido pelo Governo de Rondônia, e visitarão uma indústria de beneficiamento e comercialização do café, que tem entrado no mercado lucrativo e em expansão de grãos especiais.

“O objetivo é compartilhar informações e mostrar diferentes formas de manejo sustentável do café, acesso a mercado e valorização do produto, aumentando e melhorando a qualidade de produção e renda dos agricultores familiares em Rondônia”, salienta Bruna Oliveira, educadora do Centro de Estudos Rioterra.

O Plantar é um projeto pioneiro no país, realizado pelo CES Rioterra, em cooperação com a Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé e Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES através do Fundo da Amazônia.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/agronegocio/projeto-plantar-25-agricultores-familiares-participam-do-i-intercambio-do-cafe)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions