Rondônia, segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Agronegócio

Publicado em Sábado, 06 de Janeiro de 2018 - 15h02

Rondônia registra crescimento na produção de café em 2017

da Redação


Rondônia registra crescimento na produção de café em 2017

Rondônia figura entre os seis maiores estados produtores de café do Brasil, que juntos, atingiram 98% do volume da safra de 2017. O estado, quinto maior produtor do país, foi responsável por 4,3% (1,94 milhões de sacas) de toda a produção nacional, segundo o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O estado é o maior produtor da Região Norte e conseguiu bom resultado em um ano em que a safra brasileira teve uma redução de 12,5%, frente à anterior. Isso porque o café conilon, que predomina em Rondônia, totalizou mais 10,72 milhões de sacas de 60 kg, representando um crescimento expressivo de 34,2% em relação à safra anterior no Brasil.

Por outro lado, o café arábica teve uma redução de 21,1%, devido ao ciclo da bienalidade negativa dessa espécie de café, fenômeno que alterna produtividade menor em um ano com uma maior no ano seguinte.

Segundo o levantamento da Conab, as condições climáticas foram bastante favoráveis para todos os estados produtores. Outros fatores, como a melhora no manejo da cultura, controle de pragas e doenças, disponibilização satisfatória de recursos pelos bancos oficiais e cooperativas de crédito, além da oferta de mão de obra suficiente para que toda a produção fosse colhida sem atrasos, foram importantes para que Rondônia, alcançasse um aumento na produtividade média do estado, 40,6%.

Em 2017, Rondônia conquistou os prêmios de segundo e terceiro melhores cafés conilon de bebida fina do país, no Coffee of the Year Brasil 2017, durante a Semana Internacional do Café, realizado dentro da Expominas, em Belo Horizonte (MG). Os ganhadores são da cidade de Cacoal.

O café em Rondônia, segundo pesquisa da Embrapa, é responsável por manter no campo cerca de 22 mil pequenos agricultores que têm no café sua principal fonte de renda.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions