Rondônia, 29 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Agronegócio

Usina Santo Antônio apresenta tecnologia em laboratório para reprodução de peixes amazônicos

Terça-feira, 23 Maio de 2023 - 14:39 | Redação


Usina Santo Antônio apresenta tecnologia em laboratório para reprodução de peixes amazônicos

Em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), a Santo Antônio Energia levou a 10ª Rondônia Rural Show Internacional matrizes do bagre Babão Zebra, peixe ornamental muito utilizado por colecionadores. A bióloga e doutora em Ciências, Marcela Velludo, analista socioambiental da Santo Antônio Energia, explica que o empreendimento faz o monitoramento das espécies da bacia hidrográfica do rio Madeira.

A usina possui um laboratório de reprodução de peixes, onde é realizado o estudo dos grandes bagres da Amazônia, que fazem migrações de longa distância. Dentro do programa de licenciamento, o subprograma de monitoramento é realizado para quando houver necessidade, a Santo Antônio tenha tecnologia para transferir aos produtores para reproduzir os peixes em escassez na bacia do rio Madeira e seus afluentes. Um exemplo dos estudos da usina foi a reprodução em cativeiro da Piramutaba, espécie de grande comercialização no Pará.

O governador Marcos Rocha esteve no Espaço Peixes de Rondônia, onde a Santo Antônio Energia está expondo a tecnologia, e elogiou a preocupação em monitorar as espécies da Amazônia, ajudando a manter o ciclo do pescado. “Nossa Rondônia Rural Show traz tecnologia para todos os setores”, disse o governador. Para o secretário Luiz Paulo, que visitou o local pela manhã, o Espaço Peixes de Rondônia trará muitas novidades para os produtores. O visitante poderá encontrar um aquário com o bagre Babão Zebra no Espaço Peixes de Rondônia ao lado do estacionamento destinado aos ônibus.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também