Rondônia, 28 de Novembro de 2022
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Aftosa: prazo para vacinar rebanho encerra no próximo domingo em Rondônia

Segunda-feira, 09 Maio de 2016 - 14:42 | Da Redacao


O prazo para vacinar o rebanho (bovinos e bubalinos) contra febre aftosa encerra no próximo domingo (15). Até às 13h30min desta segunda-feira (9), o número de animais vacinados já atingia 2.908.828, de acordo com dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). Já o percentual declarado soma 7.195.211. Nesta etapa, devem ser imunizados apenas os animais com até 24 meses de idade. O prazo final para declarar o rebanho é dia 20 deste mês.

Rondônia não registra casos de febre aftosa desde 1999. Desde 2003, o estado é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da doença com vacinação. O único estado brasileiro que é área livre sem vacinação é Santa Catarina. Segundo a Idaron, os produtores devem declarar todo o rebanho, inclusive os que não são vacinados por conta da idade.

O produtor que deixar de vacinar será multado em R$ 152,72 por animal não imunizado. Já o que vacinar, mas não declarar, será multado em R$ 152,72 por propriedade rural. Mesmo que o produtor não tenha bovino ou bubalino para vacinar ele tem que declarar o rebanho. “É importante que o produtor não deixe para última hora, para não correr o risco de perder o prazo. Para fazer a declaração, o produtor deve ir à Idaron com nota fiscal de compra da vacina e a relação do rebanho por faixa etária e sexo”, informa Avenilson Trindade, diretor Executivo da Agência.

A carne é o principal produto exportado pelo estado, representando cerca de metade das exportações rondonienses. Conforme a Idaron, Rondônia possui o sétimo rebanho do país e o quarto que mais exporta. “A carne do estado chega em mais de 20 países. Somos habilitados para exportar para os Estados Unidos e no final de maio receberemos uma comissão europeia para nos avaliar para nos habilitar ou não a exportar para a Europa”, argumenta Trindade lembrando que há mais de dez anos Rondônia tem índices de vacinação maior de 99%.

Na última campanha de vacinação foram vacinados e declarados 13.397.970 bovinos e bubalinos. A Idaron funciona das 7h30min e 13h30min.

* A notícia foi atualizada às 15h46min com novos dados.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também