Rondônia, sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 05 de Abril de 2016 - 12h23

Alex Testoni recebe do Sebrae o Prêmio Prefeito Empreendedor pela segunda vez

Da Redacao


O prefeito Alex Testoni (PSD) foi um dos quatro gestores municipais vencedores do Prêmio “Prefeito Empreendedor 2016”, concedido de 2 em 2 anos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Rondônia a administradores que tenham implantado projetos, com resultados mensuráveis, de estimulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPEs).

Em Rondônia 45 das 52 prefeituras participaram da estimulante competição entre gestores municipais, e venceram os que conseguiram alinhar as suas equipes técnicas em diferentes autarquias, e dotá-las de capacidade administrativa para elaborar os melhores projetos e implantar ações em favor do desenvolvimento de micro e pequenas empresas em seus municípios.     

Alex Testoni venceu na categoria Inovação e Sustentabilidade com o projeto “Estância Turística de Ouro Preto do Oeste”, o mérito foi pelos resultados alcançados em uma ousada iniciativa que ele idealizou, planejou e colocou em prática no terceiro ano do seu primeiro mandato e, no ano seguinte, em 2014, conquistou seu primeiro prêmio do Sebrae de Prefeito Empreendedor com o projeto denominado “Estância Turística de Ouro Preto do Oeste – O Turismo como vetor de desenvolvimento local e integrado”.

O prefeito destacou que os resultados obtidos ao longo dos últimos sete anos, são frutos das parcerias bem sucedidas, pelo crédito que a população depositou em seu nome para gerir os destinos do município e, sobretudo, pela dedicação dos servidores municipais que aderiram aos projetos elencados, e se dedicaram com mais ímpeto nas ações desenvolvidas. “O começo foi difícil, mas adotamos o planejamento e a economia máxima e colocamos em prática os primeiros projetos para que mais adiante pudéssemos buscar este vetor econômico advindo do turismo sustentável”, recorda-se o prefeito.

Com as medidas adotadas, o governo municipal sanou dívidas com credores, apresentou resultados positivos e a credibilidade permitiu buscar parcerias junto ao governo do Estado e o governo federal para incrementar projetos mais ousados, como o de transformação do município na primeira Estância Turística de Rondônia. A criação em 2012 da lei Complementar nº 664 de 7 de maio, que habilitou o município como a primeira Estância Turística de Rondônia, abriu o caminho para a prefeitura captar bens, serviços e recursos para ampliar as ações dos projetos turísticos.

Entre os projetos mais importantes da cidade já executados está à construção do Shopping Popular, dando fim aos barracos de lona à margem da marginal da BR-364, a estruturação de pontos turísticos da cidade, a pavimentação da estrada de acesso ao Morro Chico Mendes, pavimentação de avenidas e ruas, revitalização de praças, arborização das avenidas e locais públicos, implantação de sinalização e de rotatórias na cidade, e a construção do Parque do Bosque. A prefeitura criou e aprovou na Câmara Municipal a Secretaria Municipal da Cultura, do Turismo e do Lazer (Sectur), o Conselho de Turismo, elaborou e aprovou  o calendário de eventos e vai construir no centro da cidade o Centro de Atendimento ao Turista.     

O prefeito Alex Testoni enfatizou que o Sebrae em Rondônia é parceiro dos projetos de Ouro Preto desde o começo, auxiliando sempre o município através de termos de cooperação. “Atualmente o Sebrae está investindo 800 mil reais em nosso município oferecendo capacitação e cursos diversos para os empresários do setor de turismo, da parceria implantamos a sala do empreendedor que está auxiliando os micro empresários e isso é muito gratificante”, define. 

No fim do primeiro mandato, de 2009 a 2013, Alex Testoni conseguiu reestruturar a prefeitura, ajustou a máquina pública municipal a seu modo de planejar, enquanto empresário, e conseguiu recuperar até o índice populacional, que já foi superior a 52.000 habitantes, mas em 2009 era de 36.044 habitantes, segundo o IBGE. Com um modelo administrativo inédito, o prefeito extinguiu todos os cargos de secretário municipal e nomeou gerente e assessores especiais nas autarquias, reorganizou e reequipou a prefeitura, passou utilizar mão de obra própria nas obras de reformas e recuperação de estradas, e adotou a compra pelo pregão eletrônico, pagando o mais barato possível por qualquer material ou produto adquirido.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/alex-testoni-recebe-do-sebrae-o-premio-prefeito-empreendedor-pela-segunda-vez)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions