Rondônia, domingo, 5 de abril de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 12 de Novembro de 2014 - 10h22

Apagão em Ariquemes e mais quatro cidades investigado pelo MP

MP-RO


O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ariquemes, está investigando as causas de um apagão de energia elétrica prolongado ocorrido no último dia 4, nas cidades de Ariquemes, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo e Alto Paraíso, que teria relação com problemas ocorridos na Subestação da Eletrobras em Ariquemes. O MP também apura a eventual responsabilidade da empresa em relação à questão. No último dia 4, moradores dos cinco municípios tiveram o fornecimento de energia interrompido às 21h45, tendo o serviço sido restabelecido, de forma regular e plena, apenas às 13h do dia 6.

Nesta segunda-feira (10), o Promotor de Justiça Glauco Maldonado Martins instaurou inquérito civil público, por meio do qual adota uma série de medidas com a finalidade de averiguar as causas do apagão. As providências incluem a requisição de informações à Eletrobras, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Prefeitura de Ariquemes, entre outros órgãos.

Ao adotar a medida, o Promotor de Justiça relata ter havido uma suposta explosão na Subestação Ariquemes I, a qual pode ter resultado na falta de energia nas cinco cidades.

O integrante do MP ressalta que mesmo após o restabelecimento do serviço essencial no dia 6, com a instalação de subestação móvel da Eletrobras em Ariquemes, os consumidores daquela cidade e da região continuaram a sentir os efeitos negativos do problema deflagrado pela explosão ocorrida no dia 4. Isso porque, ao longo do dia 9, foram registradas aproximadamente 10 interrupções distintas e de curta duração.

O Promotor de Justiça destaca, ainda, que até o momento a Eletrobras não apresentou explicação técnica oficial para a suposta explosão na Subestação Ariquemes I, tendo se limitado a informar em sua página na internet que “um equipamento de proteção na tensão de 13.800 Volts apresentou problemas, provocando avaria em um dos principais transformadores de suprimento da subestação”, sem, contudo, esclarecer para a sociedade a natureza da falha e o risco de repetição do problema.

Ao instaurar o inquérito civil, o integrante do Ministério Público argumenta que a interrupção de energia pode ter provocado danos materiais e morais para consumidores de modo individual, enquanto usuários do serviço público de energia elétrica, nos municípios de Ariquemes, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo e Alto Paraíso.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/apagao-em-ariquemes-e-mais-quatro-cidades-investigado-pelo-mp)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions