Rondônia, segunda-feira, 16 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Sexta, 13 de Julho de 2012 - 11h08

Arflora participa de seminário sobre Floresta Plantada

Assessoria


Ações para estimular o desenvolvimento do setor de floresta plantada de Rondônia e as políticas institucionais promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) foram temas abordados durante o 1º Seminário “Plantar Árvores em Rondônia é um Grande Negócio”, realizado em Vilhena na última semana.

A proposta é estimular a produção de madeira legal em Rondônia através da silvicultura, uma vez que a legislação do Estado dispõe de incentivos legais para incentivar a produção da floresta plantada, tornando-se uma alternativa com viabilidade econômica e ambientalmente correta. “O Estado ainda não tem condições de suprir a demanda exigida pelas empresas que usam madeira plantada como matéria prima para queima. Atualmente a indústria de cerâmica consome toda a produção. Quem utiliza o meio se esforça para continuar. É preciso plantar”, afirmou o governador, Confúcio Moura ao tratar sobre investimentos no setor.

Várias entidades estão em parceria no projeto, como a Associação Rondoniense dos Engenheiros Florestais (AREF) e Associação Rondoniense de Produtores e Consumidores de Floresta Plantada (Arflora), esta última tem na composição da sua diretoria o empresário e deputado Jaques Testoni, como presidente, o senador Valdir Raupp (PMDB/RO) 1º vice-presidente, o deputado federal Moreira Mendes (PSD/RO) 2º vice-presidente, o empresário vilhenense Moacir Crocetta é o secretário geral e Pedro Ferrazin, membro diretoria.

Outra iniciativa é o lançamento do “Pacto pela Floresta Plantada em Rondônia”, que propõe o “Plano Estadual para o Desenvolvimento da Floresta Plantada – Rondônia”. As ações culminarão com a elaboração de um diagnóstico do setor e o planejamento para os próximos 20 anos a fim de estimar e analisar as perspectivas de desempenho financeiro do produto. Para Jaques Testoni, a união dos setores produtivos de Rondônia é essencial para o desenvolvimento do Estado, “uma grande alternativa de viabilidade econômica para os rondonienses”.

Pacto pela Floresta Plantada em Rondônia

Signatários:

Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), representada pela secretária Nacni Rodrigues da Silva; Associação Rondoniense dos Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Arflora), representada pelo presidente Jaques Testoni e Associação Rondoniense de Engenheiros Florestais (AREF), representada pelo presidente Jaime Augustinho Brod.

Constituição:

O Pacto pela Floresta Plantada em Rondônia constitui uma iniciativa de caráter institucional, com duração indeterminada, visando o desenvolvimento sustentável, envolvendo os signatários e demais atores sociais que venham a apoiar os seus objetivos e ações.

Objetivos:

Organizar, por todos os meios possíveis, a Cadeia Produtiva da Floresta Plantada com fins comerciais no Estado de Rondônia.

Transformar Rondônia em polo de Florestas Plantadas com fins comerciais para que possa atrair investimentos internos e externos para o setor de base florestal.

Criar o Programa de Floresta Plantada a partir da sua inclusão no Plano Plurianual de Governo como meio de alavancar recursos financeiros para sua implementação.

Apoiar o Plano Estadual de Controle e Combate ao Desmatamento, reduzindo definitivamente a emissão de carbono.

Ações:

Incentivar o plantio de arvores com fins comerciais, principalmente os pequenos produtores.

Recuperar áreas degradadas com plantios de arvores, realizando inclusão econômica e reduzindo a pressão sobre a floresta nativa.

Facilitar os mecanismos de financiamento para os produtores e para a industria baseada em florestas plantadas.

Ampliar a implantação do CAR (Cadastro Ambiental Rural) em todo o Estado de Rondônia com brevidade. Agilizar a adequação de mecanismos institucionais locais ao novo Código Florestal.

Realizar eventos para difusão de conhecimentos, utilizando-se de todos os meios de comunicação possíveis.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions