Rondônia, terça-feira, 24 de maio de 2022
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 08 de Março de 2022 - 15h03

AROM homenageia as prefeitas que representam as mulheres no Executivo

da Assessoria


AROM homenageia as prefeitas que representam as mulheres no ExecutivoPrefeita Carla Redano

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) homenageou as prefeitas com um vídeo, publicado na página institucional da entidade, e uma matéria jornalística sobre a representação feminina no Poder Executivo Municipal. Hoje, Rondônia tem prefeitas em Ariquemes, Cerejeiras, Chupinguaia, Guajará-Mirim, Pimenteiras e Vale do Paraíso.
Segundo a AROM, é fato que ainda há muito a caminhar quando o assunto é igualdade entre os gêneros e oportunidades na vida pública, para que a representatividade feminina na política seja cada vez maior, mas a entidade valoriza as mulheres e sabe da competência de cada uma delas, no desafio de fortalecer a democracia e criar um futuro melhor por meio de uma nova forma de exercício do poder.

Carla Redano - Enfermeira e pós-graduada em Oncologia no Instituto Albert Einstein, a prefeita de Ariquemes, Carla Redano, é um exemplo da força e do reconhecimento do potencial da mulher na política. Ela já foi vereadora em 2016 e disputou o principal cargo do município em 2020, sendo eleita prefeita na ocasião com 31,94% dos votos válidos.
Carla destaca a presença da mulher como protagonista em outros cenários, mas lembra que o preconceito ainda existe, mesmo tendo a figura feminina ganhando destaque na política.
“É uma oportunidade de mostrar o valor da mulher, que há bem pouco tempo não tinham seu valor reconhecido na política. Hoje estamos ocupando os mais altos cargos, trabalhando com igualdade e demonstrando que somos capazes de ajudar na construção de uma sociedade mais justa e igual”, disse a prefeita.

Lisete Marth - Professora de carreira e filiada ao PV, a prefeita licenciada Lisete Marth fala sobre como é ser mulher e ocupar um cargo de proeminência ao mesmo tempo. “A mulher conquistou espaço na sociedade, como trabalhar fora, mas continuou com as responsabilidades com a casa e com os filhos. Por isso, a conquista não foi uma troca de uma função por outra, mas foi uma agregação. Tudo na mulher só agrega, mas não troca e nem diminui”, enfatiza Lisete.

Sheila Mosso - Com fé e vontade de trabalhar pelo próximo sem medos de desafios a prefeita reeleita do município de Chupinguaia, Sheila Flávia de Anselmo Mosso, uma mulher forte e de fibra diz que o seu legado sempre será lembrado com uma gestão participativa e transparente.
“O meu maior desafio quanto gestora do município foi a dificuldade de colocá-lo nos trilhos, já que tinha assumido o compromisso com a comunidade de fazer isso durante a campanha”, destaca.

Raíssa Bentes - Com 29 anos, Raíssa da Silva Paes (MDB), conta como é estar à frente da administração pública do município de Guajará–Mirim e ser a representação mais jovem entre os prefeitos. Ela explica que levar o nome da mulher e da juventude aos comandos da gestão municipal, foi uma grande conquista.
A jovem prefeita menciona que as barreiras que as mulheres enfrentam, diariamente, são verdadeiros obstáculos, e ainda tem muito a ser conquistado.
“Queremos deixar o nosso reconhecimento a todas as mulheres, em especial as mulheres guajaramirenses, por contribuírem pelo crescimento de nossa cidade, por serem mulheres fortes, guerreiras, empreendedoras, e que estão sempre, presentes em cada passo, para novas conquistas”, comenta.

Valéria Garcia - Outra cidade administrada por uma mulher é Pimenteiras do Oeste, eleita com mais de 37,78% dos votos válidos, a prefeita Valéria Garcia assumiu o mandato comprometida em fazer o município ser uma potência regional, com prioridade para a saúde, educação, ação social e desenvolvimento sustentável.

Poliana Guasqui - Já o Município do Vale do Paraíso tem a frente uma das mulheres mais atuantes na administração pública, professora, bacharel em Direito a prefeita Poliana Guasqui, é referência pela boa administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, além de exercer o controle do erário, planejar e concretizar obras, sejam elas da construção civil ou da área social. Ela foi eleita com 55,57% dos votos validos.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions