Rondônia, terça-feira, 23 de janeiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 08 de Outubro de 2008 - 11h07

Associações de Ariquemes participam de reunião do Explosão de Cidadania

Fábia Assumpção


Mais de 100 pessoas, entre representantes de associações de bairros, de idosos, de deficientes e de entidades públicas e civis, participaram, na manhã desta terça-feira (7/10), no auditório da Associação Comercial de Ariquemes, de uma reunião com integrantes do Centro de Apoio Operacional Cível (CAO-Cível) e Promotores de Justiça da Comarca de Ariquemes. A reunião faz parte da programação do projeto Explosão de Cidadania, que vem sendo desenvolvido no município até quinta-feira (9/10).Durante a reunião, os representantes das associações relataram os principais problemas enfrentados no município em relação a questões como acessibilidade para as pessoas com deficiência física e qualidade dos serviços de saúde. Na abertura do encontro, o Procurador de Justiça Gilberto Barbosa fez uma explanação sobre o projeto Explosão de Cidadania, que visa a uma análise da situação da saúde no Estado de Rondônia, em relação à proteção dos direitos da pessoa com deficiência, além de um levantamento de dados sobre a inclusão desse segmento da população na área da educação, com vistorias nas escolas públicas e particulares.

O Promotor de Justiça Jorge Romcy destacou a importância da participação da sociedade civil nas discussões dos assuntos referentes à cidadania. O representante do Conselho Tutelar, que é deficiente físico, reclamou da falta de acessibilidade do prédio onde estava sendo realizada a reunião, assim como da falta de acessibilidade em diversos outros prédios e vias públicas em Ariquemes.

O Procurador de Justiça Gilberto Barbosa informou que os Promotores de Justiça estão acompanhando as reformas nos prédios antigos e promovendo as mudanças necessárias aos novos, e comentou a respeito da campanha de acessibilidade implementada pelo CAO-Cível e as Promotorias de Justiça. A Promotora de Justiça Daniela Nicolai de Oliveira Lima ressaltou que já foi realizado estudo sobre a acessibilidade nos prédios públicos e instituições financeiras e foi promovida Ação Civil Pública e um Termo de Ajustamento de Conduta em dois órgãos do município.

O representante da Igreja Católica informou que a promoção dos direitos dos cidadãos está sendo acompanhada continuamente pela Instituição, que possui, inclusive, a Pastoral da Saúde. Solicitou auxílio para realização de ações integradas na área de saúde, inclusive para implementação dos medicamentos fitoterápicos no SUS, e acrescentou que o município de Ariquemes recebe emergências na área da saúde de população proveniente de diversos outros municípios, ressaltando assim a importância da liberação de recursos financeiros pelo Estado ao município.

Também estiveram presentes à reunião, o Promotor de Justiça Mauro Tomal e representantes da polícia, bombeiros, Forças Armadas, religiosos, Maçonaria e líderes de diversos segmentos da sociedade.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions