Rondônia, sábado, 28 de março de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 08 de Março de 2017 - 11h24

Autorizada construção do Núcleo de Criminalístico em Ariquemes

da Assessoria


Autorizada construção do Núcleo de Criminalístico em Ariquemes

Mais um importante passo foi dado na área de segurança pública da grande região do Vale do Jamari. A ordem de serviço para a construção do Núcleo de Criminalístico em Ariquemes, foi assinada pelo governador Confúcio Moura na segunda-feira (6). A obra avaliada em aproximadamente R$,3,2 milhões, terá inicio na próxima semana. A previsão de execução é de um ano.

A nova estrutura com 1,6 metros quadrados, vai acolher o Instituto Médico Legal (IML), o Posto de Identificação Civil e Criminal (PICC) além de elaboração e emissão de carteiras de identidades.

A solenidade aconteceu em Ariquemes, no Centro Administrativo Dr. Carpintero com a presença do prefeito, Thiago Flores; deputado estadual, Adelino Follador; secretários municipais e estaduais, vereadores e a imprensa.

Para o prefeito Thiago Flores, o Nucrim é tudo que a policia técnica precisa para desenvolver um bom trabalho e uma forma de combater o crime na região.

“É um fator importante para a segurança, vai oferecer agilidade aos resultados e, logo, diminui o índice de violência na região do Vale do Jamari”, afirmou.

De acordo com o governador Confúcio Moura, com a unidade de Polícia Técnica e Científica vai oferecer melhores condições de trabalho. “A nova estrutura vai oferecer ambiente de trabalho digno aos servidores para que possam prestar serviço satisfatória à sociedade do Vale do Jamari”, enfatizou Confúcio.

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, George Braga, explicou que o projeto do Nucrim foi iniciado na administração de Confúcio Moura, em 2011, debatido por meio de audiências públicas com ampla participação da população rondoniense em processo altamente transparente e total cooperação dos municípios beneficiados.

Além da região de Ariquemes, o Núcleo de Criminalística atenderá a Alto Paraíso, Cacaulândia, Monte Negro, Cujubim, Rio Crespo, Buritis, Campo Novo de Rondônia, Jaru, Vale do Anari, Governador Jorge Teixeira e Theobroma, beneficiando uma população de mais de 300 mil habitantes.

O Nucrim é um órgão integrante da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), através do Departamento de Polícia Técnica e Científica da Polícia Civil do Estado de Rondônia, e atua no desenvolvimento de atividades do campo da ciência da criminalística, medicina legal e atividades de identificação cível e criminal, além de elaboração e emissão de carteiras de identidades.

O Nucrim desempenha um papel de fundamental importância para a sociedade rondoniense por meio da produção de laudos técnico-científicos-periciais que visam oferecer informações conclusivas para o Poder Judiciário e para outros setores que o solicitam, fazendo com que a assistência judiciária preconizada pela Constituição Federal seja efetivada.

A unidade faz perícias especializadas em acidentes de trânsito, crimes contábeis, crimes contra o patrimônio, crimes contra a pessoa, documentos cópia, engenharia, perícias especiais, identificação criminal e perícias de informática. Conta, ainda, com núcleos responsáveis por exames, análises e pesquisas, como análise instrumental, balística, biologia e bioquímica, física, química e exames de entorpecentes.

O recurso para execução da unidade é oriundo do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (Pidise), porém por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/autorizada-construcao-do-nucleo-de-criminalistico-em-ariquemes)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions