Rondônia, sexta-feira, 19 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 29 de Setembro de 2015 - 12h38

Bancários fecham agências do Itaú em protesto contra demissões

Rondineli Gonzalez


A exemplo do que acontece em todo o país no dia de hoje, bancários de Rondônia também participaram do Dia Nacional de Lutas e fecharam, das 8 às 11 horas, as agências do Itaú situadas na Rua José do Patrocínio e José de Alencar com Dom Pedro II, ambas no Centro de Porto Velho.

O objetivo foi dar um recado aos bancos que, na última sexta-feira, 25/9, numa quinta mesa de negociação com o Comando Nacional dos Bancários, em São Paulo, apresentaram uma proposta de reajuste salarial e demais verbas de míseros 5,5%, bem abaixo dos 16% reivindicados pela categoria e que sequer repõe a inflação (9,88% -INPC) de setembro de 2014 a agosto de 2015.

O dia começou com atos e locais de trabalho paralisados em várias cidades em todo o território nacional. O Comando Nacional dos Bancários aprovou um calendário de mobilizações para pressionar os bancos, apontando para greve a partir de 6 de outubro, orientação que será deliberada em assembleias dos trabalhadores no dia 1° de outubro.

“Estamos aqui para levar a conhecimento de vocês, clientes e usuários, a situação pela qual os bancários estão passando em todo o país. Os cinco maiores bancos (Santander, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil e Itaú) lucraram, só nos seis primeiros meses deste ano, mais de R$ 36 bilhões, um crescimento de 27,3% em relação ao primeiro semestre de 2014, e mesmo assim nos ofereceram só 5,5% de reajuste, algo que não chega nem perto de compensar a inflação do período. É uma vergonha essa proposta e e estamos exigindo valorização e respeito não apenas para com os bancários, mas também com os clientes, que sofrem com a demora num atendimento sempre precário, fruto de demissões promovidas pelos bancos e não contratação de mais funcionários”, destacou José Toscano, diretor de Administração do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) e funcionário do Itaú.

Em seu discurso o presidente do Sindicato, José Pinheiro, se dirigiu aos clientes e usuários que esperavam a agência abrir: “Os bancos comprovaram, nas mesas de negociação, que não dão a mínima para seusempregados e nem à população em geral, pois visam tão somente oslucros em detrimento ao ser humano. Os bancos no Brasil lucram mais do que em qualquer outra região do planeta, e mesmo assim não investem na economia e muito menos tem alguma responsabilidade social. Aqui em Rondônia, por exemplo, não existe nenhuma instituição de caridade que receba ajuda de algum banco. Por isso estamos aqui, lutando não apenas por melhores salários e condições de trabalho, mas por abertura de mais agências e contratação de mais empregados, reivindicações que servem, principalmente, para melhorar o atendimento a vocês, clientes e usuários, e por isso pedimos a sua compreensão e apoio”, detalhou.

GREVE

O dirigente disse ainda que se até o próximo dia 5 de outubro (segunda-feira) os bancos não abandonarem a postura de intransigência e não apresentarem uma proposta decente para o Comando Nacional dos Bancários (formado pela Contraf/CUT, Federações e Sindicatos), os bancários vão entrar em greve, por tempo indeterminado, em todo o país, já no dia seguinte, 6 de outubro, terça-feira.

“E voltamos a destacar que nós, bancários, não gostamos de fazer greve, não queremos fazer greve, pois isso afeta a todos, trabalhadores, clientes e população em geral. E a culpa é tão somente dos bancos, que mesmo com lucros recordes e sucessivos, semestre após semestre, ano após ano, debocham da categoria e oferecem este índice ofensivo e vergonhoso. Por isso convocamos todos os bancários a participar da assembleia geral que será realizada na tarde do dia 1º, quinta-feira, na sede do SEEB-RO, no Centro de Porto Velho, para rejeitar esta proposta e aderir à greve nacional por tempo indeterminado já a partir do dia 6 de outubro”, concluiu Pinheiro.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/bancarios-fecham-agencias-do-itau-em-protesto-contra-demissoes)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions