Rondônia, segunda-feira, 26 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 20 de Julho de 2016 - 22h14

Cacoal é o segundo município de Rondônia a utilizar taxímetros na frota de veículos

Secom RO/ Por Vanessa Farias


O município de Cacoal, com mais de 78 mil habitantes, é a primeira cidade do interior de Rondônia a instalar taxímetros nos táxis. Até então, apenas Porto Velho contava com o equipamento. Uma equipe do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) realizou na última semana a demarcação da pista de um quilômetro onde será feita a verificação periódica dos equipamentos.

Segundo o diretor técnico do Ipem, Ronaldo Lessa, a regularização dos equipamentos é normatizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Para instalação dos equipamentos, é preciso que o município tenha, no mínimo, 50 mil habitantes. Nós demarcamos a pista de acordo com os valores estabelecidos pela prefeitura para bandeiras um e dois. Esse serviço garante ao consumidor a segurança de que o valor cobrado na corrida esteja dentro do padrão  justo estabelecido e tabelado”, explicou.

Lessa destacou que Ji-Paraná é a próxima cidade a instalar o serviço, com a padronização do Ipem.

FISCALIZAÇÃO

A equipe técnica fiscalizou também uma empresa de venda de taxímetros em Cacoal, e as ações se estenderam ainda à fiscalização em uma revendedora de esfigmomamômetros (aparelho de verificação de pressão arterial) e à auditoria em uma empresa para serviço de reforma de pneus, conferindo documentos físicos que estão cadastrados no Sistema Orquestra do Inmetro.

Na auditoria também é realizada a calibração de equipamentos e a lacração das amostras que serão enviadas pela empresa aos laboratórios credenciados pelo Inmetro para ensaio. O serviço é feito pelos órgãos para concessão de registro ou renovação. Uma empresa de bombas de combustível também foi vistoriada.

As ações no interior do estado seguiram ainda até os municípios de Pimenta Bueno e Vilhena, onde duas empresas de venda de extintores receberam a fiscalização da equipe de Metrologia do Ipem. Nesta semana, o presidente do instituto, Edvaldo Soares, e uma equipe de fiscalização continuam os trabalhos com a verificação de bombas de combustível e vistoria de empresas de reforma de pneus em Ariquemes e Ji-Paraná.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/cacoal-e-o-segundo-municipio-de-rondonia-a-utilizar-taximetros-na-frota-de-veiculos-107195)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions