Rondônia, quinta-feira, 27 de junho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Sexta, 07 de Junho de 2019 - 12h15

Cacoal sedia encontro de prefeitos e vereadores para discutir reforma da previdência e unificação das eleições

da Redação


Cacoal sedia encontro de prefeitos e vereadores para discutir reforma da previdência e unificação das eleições

Na próxima segunda-feira (10), a cidade de Cacoal sediará o maior encontro de agentes públicos do Executivo e Legislativo municipais do Norte brasileiro. É o “I Arom Fórum Municipalista”, promovido pela Associação Rondoniense de Municípios, para reunir mais de 400 participantes entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e os membros da bancada federal. O encontro discutirá uma pauta geral unificada que envolve assuntos como a reforma da previdência, a unificação das eleições locais e gerais em um só pleito, receitas do Pré-Sal, entre outros.

A ação segue o exemplo que está ocorrendo nos estados do Nordeste e Sul do país. Os prefeitos e vereadores de Rondônia se juntam em uma mobilização única para apoiarem matérias legislativas no Congresso Nacional, que podem impactar positivamente as administrações locais. Os representantes da sociedade nas prefeituras e câmaras estão contribuindo para um aprimoramento no atual sistema político, buscando pactuar maior participação dos municípios na arrecadação nacional, para manter a oferta de serviços públicos com mais autonomia administrativa.

Prefeito de Theobroma e presidente da Arom, Claudio Santos, avalia que está nas mãos dos gestores e parlamentares locais a responsabilidade de analisar como a reforma da previdência pode melhorar o cenário econômico dos municípios. “Neste momento em que o Brasil só fala em reformas, nós temos que provocar o Congresso para algumas prioridades, e uma delas, sem dúvida é o fato de que os municípios ficam com a menor parte, apenas 17% do bolo tributário. Essa injusta distribuição o que motiva o movimento municipalista a estar reunindo todas essas lideranças”, acrescentou.

Com o Fórum, a associação pretende despertar os agentes políticos para questões como a necessidade de se realizar apenas um pleito para todos os cargos eletivos, evitando a alta rotatividade de mandatários e os altos gastos que a Justiça Eleitoral tem de dois em dois anos. “Somente nas últimas eleições o Brasil teve um custo que beira os R$ 4 bilhões”, ressaltou Claudio, destacando que o relator da PEC que trata o assunto na Câmara Federal, Deputado Valtenir Pereira, estará no evento para esmiuçar as vantagens da proposta, que também prevê encerrar as reeleições para o Executivo.

Além de abordar temas de relevância nacional, a Arom explanará pontos do projeto do Programa Estadual de Desenvolvimento e Infraestrutura nos Municípios (Pedim). Resumidamente, a iniciativa reúne aspectos de legalidade para implementação de receita oriunda das principais atividades de produção ativadas em Rondônia e fortemente atuante no mercado da exportação, sem que os municípios obtenham reflexos econômicos positivos dessas movimentações milionárias, como já faz o estado do Mato Grosso.

Somando aos deputados federais e senadores rondonienses, representantes das entidades representativas de municípios dos estados do Acre, Amazonas, Amapá e Mato Grosso já confirmaram presença no evento. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é forte apoiadora da mobilização e se fará presente para, além de engrossar o movimento, realizar palestra técnica sobre as expectativas positivas dos municípios com as reformas em curso no Congresso Nacional, assim como decisões no STF, como o caso da partilha dos royalties do petróleo extraído de alto-mar a todos aos mais de 5.500 municípios do Brasil.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/cacoal-sedia-encontro-de-prefeitos-e-vereadores-para-discutir-reforma-da-previdencia-e-unificacao-das-eleicoes)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions