Rondônia, quarta-feira, 22 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 31 de Março de 2008 - 17h59

Cadastramento biométrico termina netsa terça em Colorado do Oeste

TSE


Termina nesta terça feira o cadastramento biométrico nos três municípios escolhidos para o projeto-piloto de implantação do sistema que prevê o registro de eleitores por meio de impressão digital e fotografia. Até agora, quase 80% (78,3%) do número de pessoas esperadas, que são obrigadas a se cadastrar, compareceram aos locais destinados à revisão eleitoral nos municípios de São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO), e Fátima do Sul (MS). Em Santa Catarina, os números superaram as expectativas, pois já são 20% de novos eleitores em São João Batista. Neste total estão incluídos títulos novos e transferências. Nos outros dois municípios, Fátima do Sul e Colorado do Oeste, a porcentagem de cadastrados, em comparação com o esperado, foi de 80,4 e 70,8%, respectivamente (Veja tabela abaixo).A estimativa de eleitores esperados para se cadastrar biometricamente foi feita com base na quantidade de eleitores existentes nas cidades com idade entre 18 e 70 anos, que são obrigados a se cadastrar e votar nas próximas eleições.

Perda do título

Quem for eleitor de uma das cidades que estão no projeto-piloto de implantação do novo sistema e não se cadastrar dentro do prazo vai ter o título eleitoral cancelado e não poderá votar nas próximas eleições, em outubro deste ano.

Além disso, com o título cancelado, a pessoa fica impedida de tirar o CPF e de emitir passaporte. O eleitor em situação irregular também não consegue participar de concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e obter empréstimo em estabelecimento mantido pelo Governo. Os servidores públicos que perderem o título também ficam impedidos de receber o salário.

O cadastramento e o voto são facultativos para os jovens com idade entre 16 e 17 anos, os analfabetos e os maiores de 70.

Para se cadastrar, o eleitor deve comparecer a um dos postos de cadastramento de sua cidade com um documento oficial com foto - Carteira de Trabalho, identidade, Carteira Nacional de Habilitação, além de um comprovante de residência - conta de água, energia elétrica, telefone ou matrícula de escola, que tenha o vencimento entre janeiro e novembro de 2007. Os postos de cadastramento funcionam até amanhã, das 8h às 18h.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions