Rondônia, sábado, 24 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 24 de Fevereiro de 2016 - 14h14

Caerd antecipa interligação de adutora e reabastece região mais populosa de Ji-Paraná

RONDONIAGORA


A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) concluiu os serviços de interligação da adutora provisória na noite de terça-feira (23) antes do prazo previsto, programado para março. A empresa assegura que até o próximo sábado (27) em toda a região do 2º Distrito de Ji-Paraná o fornecimento regular de água será restabelecido.

CAERD_Adutora provisória (9)

A adutora provisória foi instalada na lateral Norte da ponte do rio Machado com objetivo de não utilizar mais a antiga adutora que passa sob a ponte. Agora desativada, essa adutora apresentava incontáveis vazamentos devido à falta de manutenção e investimentos ao longo dos anos.

Uma adutora maior e definitiva será instalada paralela à provisória. A previsão é que ocorra ainda este ano, pois faz parte dos investimentos de R$ 38 milhões que o governo estadual vem aplicando em expansão da rede de água tratada em Ji-Paraná.

“Fizemos todos os testes necessários e estamos satisfeitos com os resultados”, disse o diretor operacional da Caerd, o engenheiro civil e eletricista Mauro Berberian, enfatizando que a normalização do abastecimento ocorrerá gradativamente até que o sistema funcione dentro da capacidade técnica.

Na prática, explica Berberian, a parte baixa do 2º Distrito já recebe água normalmente enquanto na parte alta ela chega a menor velocidade. Até sábado, quando esgota a previsão de normalização, a Caerd atende a demanda da sociedade com caminhões pipas.

“Os carros pipas atendem primeiramente aos órgãos públicos, como creches, escolas, postos de saúde. Em seguida abastecem as residências”, detalha a Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Agerji) por meio do presidente Clederson Viana, que acompanhou de perto toda a implantação e interligação da adutora provisória. “A solicitação do pipa poderá ser feita pelo telefone 3416-3446”, anuncia.

Além dos investimentos do Governo de Rondônia em água tratada, outros R$ 179 milhões estão assegurados para serem aplicados em esgotamento sanitário. Atualmente a rede de esgoto em Ji-Paraná não atende 2% da população. O recurso para expansão da rede de água tratada e de esgotamento sanitário são procedentes do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), do governo federal com contrapartida do Governo de Rondônia.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions