Rondônia, terça-feira, 23 de janeiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 29 de Agosto de 2012 - 18h41

Caerd garante normalização no abastecimento de água tratada

Decom


A distribuição de água tratada já está normalizada em Porto Velho. Uma balsa com três motobombas instaladas no Madeira resolveu o problema ocasionado, de forma irreversível, pelo assoreamento da margem direita do rio, formação de banco de areia e soterramento dos equipamentos de captação da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd). Estudos técnicos do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) indicam que o comprometimento do desempenho de captação partiu da dinâmica hidrosedimentológica, ou seja, a construção da barragem criou uma barreira ao curso d’água aumentando a corrente e diminuindo o fluxo. Os documentos foram apresentados em reunião mediada pelo Ministério Público do Estado há quase duas semanas.

O consórcio Santo Antônio Energia foi apontado como responsável e comprometeu-se com a assistência operacional de 24 horas. “Para a Caerd já é um assunto vencido. Todo nosso corpo técnico, formado por engenheiros capacitados e dedicados vem trabalhando diuturnamente para que a população não seja penalizada e o consórcio vem fazendo o que se comprometeu a fazer”- disse Márcia Luna, presidente da companhia.

Em dezembro a Caerd e o consórcio voltam a reavaliar a questão. Até lá, o debate gira em torno do ônus da transferência do sistema de captação para um local acima da barragem da usina. “Não é necessariamente um problema já que a Santo Antônio Energia deve ter feito previsão desse custo após os estudos de impacto apresentados para liberação de licença ambiental. Esses estudos previam o desembolso de até R$ 30 milhões, caso houvesse interferência na captação”, esclarece a diretora técnica e operacional da Caerd, Débora Reis.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions