Rondônia, sábado, 17 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 09 de Novembro de 2016 - 12h42

Caminhada em prol do combate ao câncer infantojuvenil será dia 27 de novembro

Da redação


Caminhada em prol do combate ao câncer infantojuvenil será dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro acontece, em Ouro Preto do Oeste, a 4ª Caminhada Passos que Salvam em prol do combate ao câncer infantojuvenil, os kits estão à venda e o lucro apurado é 100% revertido em benefício do diagnóstico e tratamento de crianças e jovens com suspeita ou portadores de câncer.

Em 2015, a comissão organizadora conseguiu comercializar 540 kits da caminhada, organizada em todo o país para ajudar a Fundação Pio XII a custear despesas do trabalho que realiza em prol dessa causa.

A professora e vereadora Rosaria Helena, uma das coordenadoras da ação, comentou no encontro de lançamento da campanha de arrecadação que infelizmente falta conhecimento sobre a incidência de câncer infantojuvenil e em às vezes o diagnóstico é tardio. “Levamos um jovem da área rural de Ouro Preto para tratamento, e o que parecia ser uma lesão de futebol era câncer e ele teve de amputar uma perna. Já uma criança de três anos que deram como certo estar com câncer, a família correu rápido e graças a Deus está curado”, relatou.

São muitos os casos relatados de crianças e jovens dos municípios da região de Ouro Preto que apresentam complicações que podem indicar uma doença cancerígena, e o único meio é o Hospital de Câncer de Barretos, e no Hospital de Base Ari Pinheiro quando o diagnóstico é feito a tempo.

A campanha de combate ao câncer infantojuvenil vem mostrando para a população que, no Brasil, o acesso ao tratamento adequado é restrito e não é ofertado na rede pública à proporção que se faz necessário. Nem todos os casos são tratados em centros de oncologia por falta de informação entre leigos, falta de informação entre médicos e profissionais de saúde em razão das poucas horas de ensino na graduação e residência, principalmente nas áreas de pediatria, oftalmo, ortopedia e ginecologia.

Segundo a literatura especializada, cerca de 90% dos casos de câncer infantojuvenil podem ser curados, desde que recebam diagnostico precoce e preciso, bem como tratamento adequado atendendo aos protocolos cientificamente testados. Estima-se que 50% dos pacientes chegam aos centros especializados de tratamento com a doença muito avançada e, portanto, com menos possibilidade de cura. Esta realidade pode e precisa ser alterada.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/caminhada-em-prol-do-combate-ao-cancer-infantojuvenil-sera-dia-27-de-novembro)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions