Rondônia, segunda-feira, 22 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 31 de Março de 2015 - 16h45

Campanha de combate e prevenção à dengue é iniciada em escolas municipais

Renato Menghi


A Prefeitura de Porto Velho abriu hoje a campanha de combate à dengue, intitulada “Prevenção e Conscientização é a Solução. A solenidade aconteceu na manhã da terça-feira (31), na Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, anexa à Escola de Ensino Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Vicente Rondon, na zona Sul.

A campanha está sendo levada a efeito numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Serviço Social do Comércio (Sesc). Cada ente vai trabalhar junto às escolas municipais numa área específica da cidade. “Acreditamos que os alunos podem reproduzir em suas residências as informações que serão passadas. São informações sobre o mosquito transmissor da dengue, formas de prevenir a proliferação da doença e como reconhecer os sintomas, entre outras. Sabemos que uma maneira eficiente de veicular essas informações é por meio das crianças, pois elas passam a alertar os pais sobre pneus, vasos de plantas, caixas d’água, enfim, materiais que sob má conservação podem colaborar na proliferação da enfermidade”, explicou Josineia Rodrigues, secretária-adjunta da Semed.

A campanha é iniciada na primeira semana de abril, período em que ainda há muitas chuvas, e segue ao longo de todo esse mês. Todas as instituições educacionais do município estão preparadas para receberem as atividades referentes à campanha. Os trabalhos serão feitos junto aos professores, alunos e todo o corpo técnico das escolas, por meio de minioficinas, produção de frases coletivas sobre como evitar a doença, produção de cartazes, máscaras de mosquitos, bandeirinhas e muitas outras iniciativas.

Renata Pimentel, coordenadora do Niensus/Semusa, explicou que o mapa de desenvolvimento da doença na área urbana de Porto Velho leva a concluir que as zonas Leste e Sul acumulam a maior quantidade de casos da doença. Na zona Leste, os bairros Triângulo, Mariana e Teixeirão são os que se destacam em relação aos demais da cidade. O principal criadouro do mosquito é o lixo doméstico, seguido de pneus. A técnica da Semusa também informou que a campanha será acompanhada de um concurso. O primeiro prêmio será um computador e uma impressora, que será repassada à escola vencedora, em agosto deste ano. “Há critérios pelos quais as escolas inscritas poderão participar. O edital e a inscrição estão montados e nos próximos dias serão veiculados no Site da Prefeitura. A participação será limitada apenas às escolas das zonas Leste e Sul, porque são as áreas mais preocupantes. A escola que desenvolver maior mobilização e apresentar maior criatividade será vencedora. O segundo lugar será também premiado”, concluiu Renata.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/campanha-de-combate-e-prevencao-a-dengue-e-iniciada-em-escolas-municipais)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions