Rondônia, sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 07 de Outubro de 2009 - 11h16

Caravana liderada por Roberto Sobrinho lança pacote de obras na Ponta do Abunã

Valbran Júnior


Enquanto moradores da Ponta do Abunã mantêm a mobilização em torno da emancipação política e administrativa, o prefeito Roberto Sobrinho segue seu trabalho levando ações da prefeitura aos moradores. Apesar da distância de até quase 400 quilômetros da sede do município, nesta sexta-feira e sábado, os moradores receberão a visita de uma comitiva liderada pelo prefeito, composta de diversos secretários, para anunciar novas obras e serviços às comunidades de Vista Alegre do Abunã, Abunã, Extrema e Nova Califórnia.

A programação começa nesta sexta-feira (9), às 9h, em Vista Alegre do Abunã, no Salão Paroquial. Lá, o prefeito vai anunciar a implantação de iluminação pública em 100% das ruas, com a instalação de 373 pontos. Neste serviço, a Ceron está expandindo a iluminação em mais 86 pontos. A Coordenadoria de Estradas Rurais vai anunciar a recuperação dos Travessões (linhas vicinais) 1 e 2. Há cerca de 20 dias foi feito todo o setor Chacareiro e recuperadas duas pontes.

Na área urbana do distrito o governo fez parte da limpeza, que será complementada pela Secretaria Municipal de Obras.
Roberto Sobrinho vai anunciar a construção de uma quadra poliesportiva coberta, com recursos da compensação social da usina de Jirau. Por meio da Secretaria da Agricultura, o prefeito vai anunciar também a implantação de 20 Pais (Projeto Agrícola Integrado Sustentável), já aprovados pela Fundação Banco do Brasil, que vai destinar os recursos.

Também anunciará a destinação de um trator com carreta, grade e outros implementos, para ajudar os produtores.
Ainda em Vista Alegre do Abunã, na área da saúde que já atende a população com uma equipe de saúde da família em três finais de semana por mês e conta com equipe de combate a malaria, o prefeito fará o lançamento da reforma e ampliação do Posto de Saúde.
Também será definido pelos secretários e o administrador do distrito, como se dará o funcionamento do Centro de Inclusão Digital inaugurado no ano passado.

EXTREMA

De Vista Alegre a comitiva segue para Extrema, ponde começará as atividades às 14h, na escola José Augusto. Um dos primeiros anúncios será o do início construção do Centro Administrativo. A Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) também fará a iluminação de 100% das ruas do distrito. A equipe precursora sai de Porto Velho na manhã desta quarta-feira (7) para garantir o funcionamento dos 636 pontos, com expansão de 122 pontos pela Ceron.

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) vai complementar a limpeza das ruas transversais, com início dos trabalhos na próxima, assim que concluir o que está sendo feito no distrito de Nova Califórnia.

Na área rural, o prefeito Roberto Sobrinho fará o anúncio da recuperação e manutenção das linhas 2, 02 e eletrônica, e ainda de várias pontes. O trabalho começará em 20 dias, quando a equipe sair de Nova Califórnia. Também será discutida a reivindicação dos índios Kaxarari, que querem a recuperação de suas estradas.

Ainda na zona rural, no mês passado a Semagric implantou 10 unidades do Programa Agrícola Integrado Sustentável (Pais). Com o apoio do senador Valdir Raupp, que destinou emenda no valor de R$ 300 mil, com contrapartida de R$ 80 mil da prefeitura, está em fase de licitação a aquisição de uma mini-indústria de beneficiamento de leite. A associação de produtores já está até construindo o barracão
Para atender a reivindicação da comunidade da escola José Augusto, o prefeito fará o lançamento da obra de construção de uma quadra poliesportiva coberta.

A Semusa, que mantém no distrito equipe do Programa de Saúde da Família e equipe de combate a malária, anunciará a construção de um Posto de Saúde.

NOVA CALIFORNIA

Depois de Extrema, a próxima parada será Nova Califórnia, onde a comitiva deverá dar início aos trabalhos por volta das 17h, no ginásio de esportes. Assim como nos distritos visitados anteriormente, a Emdur vai fazer a iluminação em 100% das ruas. São 494 pontos, com expansão de 152 pontos por parte da Ceron.

Uma das antigas reivindicações, a implantação de uma agência dos Correios, será uma das primeiras a ser debatida. A Semob fará a limpeza da marginal e de duas ruas que ligam para o Reca, além do encascalhamento e nivelamento de cinco quilômetros de ruas.
A Coordenadoria de Estradas, que já fez 22km do ramal da Baixa-Verde, vai anunciar sua conclusão e, ao mesmo tempo, do Ramal do Cascalho e a conclusão de uma ponte de 30 metros, além do Travessão da Pioneiros com a 12.

A Secretaria Municipal da Educação vai anunciar a reforma e ampliação da escola Maria Jacira. A Semagric implantou 10 Pais em setembro e destinou uma despolpadeira de frutas completa para o Reca e um mini-trator agrícola para atender pequenos produtores.

Produtores que fizeram financiamento para a compra de tratores, pediram 200 toneladas de calcário, cuja resposta será dada pelo prefeito Roberto Sobrinho.

ABUNA

A programação será encerrada no sábado, a partir das 10h, em Abunã, na Escola Marechal Rondon. Também deverá ser anunciada a instalação de uma agência comunitária dos Correios e iluminação pública em 100% das ruas.

A Semob fará o anuncio de limpeza de ruas e de estradas vicinais. A Semed anunciará a construção de uma quadra poliesportiva coberta e a reforma e construção de alojamento para professores e ampliação de 6 salas de aula na escola Santa Julia. A Semusa anunciará a reforma do Posto de Saúde.

No apoio aos produtores, recentemente a Semagric entregou uma agroindústria de arroz, uma despolpadeira de frutas, uma desintegradora de arroz e um grupo gerador.

Em todas as localidades visitadas, deverá ser anunciada também a instalação de centros de inclusão digital, com internet grátis.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/caravana-liderada-por-roberto-sobrinho-lanca-pacote-de-obras-na-ponta-do-abuna)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions