Rondônia, sábado, 24 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 23 de Fevereiro de 2010 - 10h31

Começa campanha de cadastramento para doação de medula óssea

José Antonio Sant'Ana


Começou nesta segunda-feira 22, e prossegue até o sábado 27, a campanha de cadastramento para doação de de medula óssea em Vilhena. O objetivo é cadastrar possíveis doadores para integrar a Redome (Rede de Doadores de Medula). Em Vilhena foram montados postos de coleta na farmácia Dinâmica (Bairro Cristo Rei), Supermercado Norte Sul (Av. Paraná), Praça Nossa Senhora Aparecida, Supermercado Pato Branco (Centro), Igreja São Cristovão (5º BEC) e Hospital Regional. A campanha conta com o apoio do Hospital do Câncer de Barretos e da Siccob Credisul.

"Nossa intenção ao apoiar essa iniciativa é de auxiliar a Redome a cadastrar um grande número de possíveis doadores, com o objetivo final de salvar vidas", comentou Ivan Capra, presidente da Credisul. "Para mim, é oportunidade de realizar algo que sempre tive vontade de fazer, mas, que infelizmente a cidade não oferecia. Há muito tempo eu queria ser doadora de medula e agora terei essa chance", disse a assistente social Simone Miranda.

Para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea, a pessoa precisa ter entre 18 e 55 anos e comparecer com a carteira de identidade. O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na coleta de um exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA). É preciso ainda estar bem alimentado. A seguir, os dados do voluntário juntamente com o resultado dos exames são encaminhados para o Redome e ficam a espera de um paciente compatível.

Sobre a medula óssea

Muitas pessoas necessitam de transplante de medula óssea e a chance de compatibilidade de sangue é de um para 100 mil. A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. O Transplante de Medula Óssea é indicado principalmente para o tratamento de doenças do tipo hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças autoimunes.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions