Rondônia, sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 16 de Março de 2010 - 18h23

Compra direta do produtor rural chega nesta quarta à Vilhena

Wania Ressutti


Os agricultores de Vilhena, a partir desta quarta-feira, 17, já poderão comercializar seus produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Com apoio da Emater em parceria com a Conab, o município efetiva a compra direta de alimentos da agricultura familiar com doação simultânea a instituições que atendem famílias de baixa renda em programas sociais.

Pioneiro na região sul do Estado, o Programa de Aquisição de Alimentos visa garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O programa chegou a Rondônia através de uma ação conjunta entre Governo Estadual, (Secretaria de Estado de Assistência Social - Seas), a Emater e Ministério do Desenvolvimento Social/MDS/Conab.

Ao serem adquiridos diretamente do agricultor familiar, os alimentos são isentos de licitação, e pagos com base no preço médio aos praticados nos mercados regionais. Cada agricultor pode comercializar seus produtos até o limite de R$ 3.500,00/ano/ agricultor familiar.

Em Vilhena o projeto teve início após a Emater ter levado agricultores a visitarem municípios onde a atividade já estava implantada. Serão aproximadamente 201 mil reais, já creditados nas contas das associações de pequenos produtores para a compra desses alimentos. “O recurso será liberado à medida que os agricultores entregarem os produtos como frango, banana, mandioca, batata doce, laranja, melancia, limão, abóbora, goiaba entre outros”, diz a extensionista da Emater e vereadora Eliane Bach.

Serão beneficiadas escolas da rede estadual e municipal de Vilhena, além de entidades como: Creche da Tia Dora, Lar dos idosos, e a Organização Não Governamental O Caminho. Essas entidades foram previamente cadastradas nos projetos e receberão os alimentos, em forma de doação, a fim de complementar a alimentação escolar, bem como, suprir as necessidades nutricionais das famílias que vivem em estado de pobreza.

Para os agricultores de Vilhena essa ação irá contribuir para a comercialização de seus produtos que muitas vezes acabam se perdendo na propriedade, como conta o agricultor Natalino Busnelo: “Todos os anos perdia minhas goiabas, agora posso vender e aumentar minha renda”. Arlindo Ott, também agricultor, já pensa até em ampliar os plantios “quero construir mais estufas, produzir mais porque a venda é garantida”, diz.

Eliane Bach destaca que essa ação deixou vários segmentos da sociedade satisfeitos, pois garante comercialização e renda aos agricultores, além de oferecer uma alimentação mais adequada aos alunos. “Muitas vezes, o que ele come na escola representa sua principal refeição”, diz.

As Associações que ainda não estão, mas que desejam participar do Programa deverão procurar as unidades da Emater em seu município, que receberá todas as orientações para viabilizar sua inclusão.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/compra-direta-do-produtor-rural-chega-nesta-quarta-a-vilhena)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions