Rondônia, sábado, 28 de março de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 10h28

Compromissos e perspectivas para faixa de fronteira de Rondônia serão foco de encontro em Guajará-Mirim

RONDONIAGORA


A região de fronteira Brasil-Bolívia, em Rondônia, vai sediar encontro entre membros do Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (Neifro) e autoridades municipais, estaduais e federais. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), o foco do evento será debater as perspectivas para fortalecer a faixa e apresentar ações realizadas no Estado para o desenvolvimento da região.

Serão dois dias de programação, com abertura nesta terça-feira (01), na Câmara Municipal de Guajará-Mirim, com diversas palestras sobre a temática de fronteira como, por exemplo, a ministrada pelo coordenador geral de Programas Macrorregionais da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, Alexandre Peixoto, que abordará as ‘Perspectivas do Governo Federal para as Políticas de Fronteira’. A vice-prefeita de Guajará-Mirim, Cleude Zeed, confirmou presença e falará sobre diversos aspectos da cidade-gêmea Guajará-Mirim. Já a prefeita do município de Guayaramerín, Hellen Gorayebe, focará nas perspectivas de desenvolvimento das cidades-gêmeas: Guayaramerín e Guajará-Mirim.

Para expor as iniciativas que deram certo nas questões de fronteira, a programação conta com as palestras sobre a ‘Escola Trilíngue na Região Fronteiriça’, ministrada pela representante da Escola Estadual Trilíngue João Brembatti Calvoso, em Ponta Porã (MS); ‘Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras – Sisfron’, conduzida pelo comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, major Costa Neves; Arranjo Produtivo Local da Sociobiodiversidade; e Captação de Recursos.

No último dia do evento está prevista uma visita técnica ao município de Guayaramerín e palestra sobre o Governo do Estado de Rondônia, ministrada pelo secretário da Sepog, George Braga.

AÇÕES

A restauração da BR – 425, que liga a 364 à Guajará-Mirim; o Barco Hospital; e a Escola Bilíngue são exemplos de algumas ações desenvolvidas na região e que serão apresentadas durante o evento. “São entregas que a população já está sendo beneficiada, mas que todos os atores envolvidos no desenvolvimento da faixa de fronteira devem conhecer melhor”, disse a gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rúbia Lima. Ela lembrou ainda que algumas das ações a serem apresentadas fazem parte dos projetos prioritários do Plano Integrado de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira (PDIF), elaborado pelo núcleo e entregue ao ministro da Integração, em 2012, pelo governador Confúcio Moura.

Para o secretário da Sepog, George Braga, o encontro vai reafirmar o compromisso das instituições que fazem parte do Neifro e das autoridades federais com a região, visando à melhoria da qualidade de vida da população da faixa de fronteira.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/compromissos-e-perspectivas-para-faixa-de-fronteira-de-rondonia-serao-foco-de-encontro-em-guajara-mirim)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions