Rondônia, quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 04 de Julho de 2016 - 18h12

Conferência das Cidades apresenta propostas de melhorias para Ji-Paraná

Da Redacao


A etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades chegou ao final com os seus objetivos atingidos. No evento foram levantadas as principais questões que afetam o município de Ji-Paraná sob vários ângulos econômicos e sociais, e ainda eleitos os delegados representantes de Ji-Paraná que irão à etapa estadual em Porto Velho.

Durante a conferência foram apresentadas ao público presente cinco palestras: “Desenvolvimento urbano de Ji-Paraná” , “O Brasil urbano: a cidade que temos”, “A função social da cidade e da propriedade”, “Plano Diretor de Ji-Paraná” e “A cidade que queremos”, proferidas respectivamente pelo engenheiro civil, Carlos Antônio Trajano Borges, especialista em engenharia de trânsito e Tráfego do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) e pelos arquitetos e urbanistas Vladimir Chagas, Luciana Ramalho, pelo geógrafo Marcelo Oliveira e pelo arquiteto e urbanista Djalma Arantes. 

O Secretario Municipal de Governo, Ari Saraiva, presidente da comissão organizadora da Conferência, informou que Ji-Paraná avançou muito nas áreas de educação, habitação social, ambiental,  trânsito,  saúde e de geração de empregos, mas que ainda há muito a ser realizado.

Ele destacou as iniciativas estratégicas para o município que ainda serão implementadas nos próximos anos como os projetos de macros para cidade.  “Temos o projeto de esgotamento sanitário já em licitação e o de drenagem de águas de chuvas aprovado, faltando a liberação dos recursos. São projetos grandes que juntos estão orçados em mais de R$ 400 milhões. A pesar disso, temos que lembrar que a nossa cidade está em formação e por isso é importante debatermos os temas que nos afetam diretamente todos os dias. Precisamos, mais do que criticar, temos achar as soluções de modo coletivo e torná-las realidade”, frisou Ari saraiva.

A vereadora Márcia Regina (PSB), representante da Câmara na Conferência, conduziu a discutição das propostas e aprovação de todos os seus dispositivos. “Dividimos os grupos por tema para dinamizar os debates e propostas. Acredito que conseguimos realizar uma conferência bastante objetiva e positivista”, ressaltou Márcia.

Propostas Definidas

  • Que projetos de moradia popular contem com equipamentos comunitários como educação (creches e escolas em tempo integral), posto de saúde, saneamento, lazer com profissionais, devendo ser construídos simultaneamente às moradias;
  • Sinalização visual urbana eficiente (placas de rua, parada de ônibus, entre outros);
  • Implantação  da Secretaria de Desenvolvimento Urbano nos municípios do Estado de Rondônia com mais de 50 mil habitantes;
  • Preservação, recuperação e revitalização dos mananciais, ampliando as ações para proteger o meio ambiente nas áreas rural e urbana de Ji-Paraná;
  • Criação e implementação do Plano Territorial para obter o levantamento dos equipamentos públicos e comerciais com a finalidade de atender os diversos segmentos da sociedade e prever as prioridades da demanda;
  • Instituição da coleta seletiva de resíduos sólidos por cooperativas e associação de catadores, nos três níveis de governo.

Os delegados eleitos nesta conferência que comparecerão à etapa estadual, em Porto Velho, são estes:

  1. Representante do Poder Legislativo Federal:

- Titular: João Bosco Ribeiro da Silveira

  1. Representante do Poder Executivo Estadual:

- Titular: Deisiane Moreira Soares Barreto

- Suplente: Edivaldo Alves da Silva

  1. Representante do Poder Executivo Municipal:

- Titular: Jeane Muniz Bioja Ferreira

- Suplente: Andréia Aparecida Basílio

  1. Representante do Poder Executivo Municipal:

- Titular: Lucimeire Eliane Zanettin

- Suplente: Jéssica Cristina Carreira

  1. Movimentos Sociais e Populares:

- Titular: Elias Carlos Paiva

  1. Entidades empresariais:

- Titular: Vanessa Goedert Alves

  1. Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa:

- Titular: Luiz Gustavo Lopes Gomes da Silva

- Suplente: Bruna Oliveira Lopes Silva

  1. Organizações não governamentais:

- Titular: Vilton Sanchotenc Pinto Filho


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/conferencia-das-cidades-apresenta-propostas-de-melhorias-para-ji-parana)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions