Rondônia, quinta-feira, 17 de outubro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 06 de Abril de 2016 - 18h51

Confirmado o primeiro caso de chikungunya em Ouro Preto do Oeste

Da Redacao


Foi confirmado pelo Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) o primeiro caso de febre chikungunya no município de Ouro Preto do Oeste. A pessoa que contraiu a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypri é um cidadão de 56 anos de idade que mora na cidade, e passa alguns períodos em Vale do Paraíso, onde ele tem uma propriedade rural.

O caso é de Rondônia, mas foi diagnosticado na cidade de Americana (SP), no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), e os dados da investigação confirmando que o paciente teve chikungunya foram enviados através da retroalimentação, que é à base de dados do SUS da Secretaria de Saúde de Ouro Preto.   

O cidadão diagnosticado com chikungunya que não teve o nome revelado pelas autoridades de saúde local iniciou tratamento em hospitais particulares de Ouro Preto, depois seguiu para Ariquemes, em seguida foi a Porto Velho e, por fim, viajou para Americana onde confirmou no Hospital Universitário o diagnostico de que estava com a doença.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o paciente está em Ouro Preto, já passou pelo período de tratamento e agora realiza o tratamento assintomático que é mais prolongado, pois ele continua sentindo dores nas articulações e ainda tem dificuldade para se locomover.     

A partir da confirmação desse caso, a Secretaria de Saúde aumentou a preocupação e a vigílias, e está sendo coletando material de pacientes que apresentam casos compatíveis com chikungunya e enviando para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen), em Porto Velho, para realização da sorologia.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/confirmado-o-primeiro-caso-de-chikungunya-em-ouro-preto-do-oeste)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions