Rondônia, 02 de Dezembro de 2022
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Congresso do Sindsef encerra com mudanças no estatuto e metas para o próximo triênio

Terça-feira, 17 Maio de 2016 - 15:26 | Da Redacao


O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia (Sindsef/RO) realizou nos dias 11, 12 e 13 de maio, em Ji-Paraná, o XVI Contrasef. O congresso reuni diretores e delegados das 21 coordenações da entidade para debater propostas, metas e desafios do movimento sindical no governo presidido por Michel Temer. O evento realizado a cada três anos, contou com participação de mais de 200 delegados e a presença de personalidades de movimentos sindicais do Estado e confederações.

Para o presidente do Sindsef/RO, Daniel Pereira, a avaliação do congresso foi positiva. “Tivemos presença expressiva dos filiados, que durante os três dias fizeram discussões pautadas para o evento e a deliberação de algumas novidades, como a formação de filiados para instalação do núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida Pública em Rondônia”, destacou.

A iniciativa de criar um núcleo da Auditoria Cidadã no Estado surgiu após a palestra ministrada pelo presidente da Federação Nacional dos Servidores dos Tribunais de Contas (Fenastc), Amauri Perusso, de Porto Alegre (RS), sobre abordagem do impacto da dívida pública dos Estados, Municípios e União. O congresso contou, ainda, com a presença do presidente do Sindsef/Rio Grande do Sul, Marizar Mansilha, do secretário geral da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo e do diretor da Condsef, Edilson Muniz, quais avaliaram a conjuntura nacional do atual cenário político do país.

Intoxicados DDT

Estratégias com relação aos servidores intoxicados pelo DDT também foram definidas no XVI Contrasef. Segundo Daniel Pereira, o Sindsef, juntamente com a Condsef, vai cobrar do Governo Federal e do Congresso Nacional a aprovação da PEC 17/2014, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), e de relatoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), cuja iniciativa foi a pedido do Sindsef. A entidade pretende ainda encaminhar denuncia à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre o descaso do Governo Brasileiro com a situação dos trabalhadores gravemente intoxicados.

Mudanças no estatuto

Daniel Pereira ressaltou que as alterações pontuais realizadas no estatuto do Sindsef-RO, trouxeram inovações. Uma delas cria a categoria ‘sócio contribuinte’, que permite o ingresso da comunidade para frequentar as dependências dos clubes sociais localizados em Porto Velho, Guajará-Mirim e Alta Floresta. Também foi atendida a reivindicação dos filiados, com a reorganização por local de trabalho dos delegados de base. “A medida facilitará o trabalho do sindicato nos órgãos que compõem a base sindical”, afirmou.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também