Rondoniagora.com

Rondônia, 16 de Agosto de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Cidades

Delegacias do interior atendem no horário de expediente

Quinta-feira, 01 Setembro de 2016 - 17:04 | Da redação


Delegacias do interior atendem no horário de expediente
Um ofício assinado por vários delegados e dirigido às prefeituras, Câmaras e órgãos governamentais da região central informa que desde esta quinta-feira, (1º) não serão mais cumpridas as escalas de sobreaviso nas delegacias de Polícia Civil do Rondônia. O documento é assinado pelo delegado regional Alexandre Árabe Martins Oliveira, a delegada Renata Stela Nei da Silva Gouveia, titular da Delegacia da Mulher, Luiz Carlos de Almeida Hora, da 1ª DP e Júlio Cesar Rios Júnior, da 2ª DP de Ji-Paraná

Com a situação, não haverá delegados a partir de 13h30min e nos finais de semana, e os presos terão que ser levados para Ji-Paraná, situação essa que causaria um caos no sistema de segurança, e poderá elevar o índice de criminalidade a patamares insustentáveis, pois a Regional de Ji-Paraná é responsável pelas delegacias das regiões de Ouro Preto, de Presidente Médici até Costa Marques.

O documento é uma Exposição de Motivos elaborada por representatividade de todos os delegados de polícia do interior, em conjunto com o Sindicato e Associação de classe representante dos delegados de polícia do Estado de Rondônia, e relata que é a única maneira de se cumprir as escalas de trabalho aceitas e regulamentadas pelo Governo do Estado.

O documento com 26 páginas também menciona o que considera falência quase que total da Polícia Civil rondoniense, e que “não há sistema criminal que seja efetivo no mundo democrático, guardadas as devidas peculiaridades, sem um trabalho efetivo da Polícia Judiciária.
Segundo o documento, nas delegacias do interior onde só existe um delegado atuando, como é o caso de Ouro Preto do Oeste, os delegados trabalharão somente em regime de expediente, de 7h30min as 13h30min, de segunda a sexta-feira.

Fora desse horário, caso a Polícia Militar efetue uma prisão em flagrante, o preso deverá ser conduzido para a Delegacia Regional de Ji-Paraná. Dessa maneira, quando houver um flagrante depois de 13h30min ou sábado e domingo, por exemplo, as cidades que só tem uma viatura da PM como Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis, Urupá e Vale do Paraíso ficarão completamente desguarnecidas de segurança porque os militares terão de se deslocar até Ji-Paraná para apresentar a pessoa presa em flagrante. O documento diz ainda que, em Ji-Paraná os flagrantes serão efetivados caso haja no mínimo cinco delegados de plantão.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News