A Estrada Parque recebe reparos e manutenção do leito carroçável para ser a rota alternativa, caso as enchentes afetem o trânsito nas BRs 425 e 364. Em 2014, o governo estadual executou os serviços emergenciais de abertura da via e tirou do isolamento os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, atingidos pelas cheias dos rios Mamoré e Madeira.
Segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), o trânsito dos carros de passeio e caminhonetes ocorre com a restrição apenas nos momentos de chuva. As orientações aos motoristas são para que evitem trafegar pela Estrada Parque quando estiver chovendo e aguardem de duas a três horas após as chuvas cessarem.
O residente regional do DER em Buritis, Amarildo Ribeiro, explica que a estrada é nova e o solo ainda não está 100% firme. Por isso, segundo ele, apesar dos constantes reparos e encascalhamento, ainda ocorrem pequenos atoleiros no inverno amazônico. “Estamos trabalhando diariamente na estrada para garantir o tráfego de veículos”, afirmou.
Nesta terça-feira, 10, o DER iniciou reparos na cabeceira da ponte sobre o rio Oriente, pois o aterro cedeu e está impedindo o trânsito de veículos pesados – ônibus e caminhões. “Estamos igualando o aterro na altura da cabeceira da ponte e até amanhã (quarta-feira) devemos liberar o trânsito para veículos de grande porte, de até três eixos”, detalhou Ribeiro.
A Estrada Parque garante o acesso das regiões de Guajará-Mirim e Nova Mamoré ao município de Buritis e à BR-364, em Ariquemes. A Polícia Ambiental, que fiscaliza a estrada, informa que das 18h às 6h a via permanece fechada.
2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.
Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705