Rondônia, quinta-feira, 18 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 12 de Dezembro de 2013 - 11h09

Em Cacoal, mais de 400 mil animais foram vacinados

Decom


Após a conclusão da 35ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, 3.278 propriedades registraram junto ao escritório da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), em Cacoal, a vacinação de seus rebanhos.

De acordo com o relatório final, 428 mil cabeças de gado foram vacinadas em Cacoal durante a campanha que, neste ano, aconteceu entre os dias 15 de outubro e 15 de novembro.

De acordo com o médico veterinário da Idaron em Cacoal, Thiago Costa, 98,75% do rebanho foi vacinado. “Os animais que não foram vacinados, esse 1,15%, é porque já estavam imunizados e serão encaminhados ao abate até 15 de janeiro, então não havia a necessidade”, explicou.

Do rebanho cacoalense, 77% é composto por gado de corte e 23% por gado leiteiro. Cacoal possui ainda 17 propriedades que criam búfalos. Ao todo, 148 búfalos foram vacinados durante a 35ª etapa da vacinação contra a febre aftosa.

Inadimplência

Na apuração realizada pela Idaron, seis propriedades ficaram inadimplentes nesta etapa da campanha. Duas propriedades vacinaram seus rebanhos e não declararam, três não vacinaram e uma propriedade vendeu seu rebanho sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), no entanto, o rebanho foi vacinado pelo comprador. As propriedades inadimplentes foram autuadas pela unidade da Idaron em Cacoal. As duas propriedades que não haviam vacinado seus rebanhos procederam com a vacinação, após a autuação.

Segundo o médico veterinário da Idaron, Thiago Costa, infelizmente, sempre ao final das etapas de vacinação costuma aparecer produtores na lista de inadimplentes, mas em “respeito à imensa maioria dos proprietários que vacinaram e declararam seu rebanho e para assegurar à Rondônia o status sanitário de estado livre da febre aftosa, esses proprietários precisam ser autuados”, ressaltou.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/em-cacoal-mais-de-400-mil-animais-foram-vacinados)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions