Rondoniagora.com

Rondônia, 25 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Cidades

Em Machadinho e Anari, Justiça indeferiu 10 registros de candidatos

Segunda-feira, 28 Julho de 2008 - 11:54 | RONDONIAGORA com TRE


A juíza Márcia Cristina Rodrigues Masioli da 32ª Zona Eleitoral já apreciou 131 pedidos de registro de candidaturas dos municípios de Vale do Anari e Machadinho do Oeste. O Ministério Público Eleitoral - MPE pediu a impugnação de 20 registros, que corresponde a 13,07% dos pedidos. O motivo que mais se destaca nas Ações de Impugnação é a ausência de vida pregressa ilibada para o exercício de cargo público.

O candidato a vereador Antonio Martins Catarino também teve seu pedido de registro negado, ocasionado por vício na filiação partidária. O indeferimento partiu da análise de ofício da juíza, pois não houve pedido de impugnação neste caso.

Sobre as candidaturas com pedido de impugnação, 4 foram julgadas procedentes. Por ausência de moralidade, os impugnados são: Elidir Lourenço Pereira, Wilson Soares de Carvalho, Eustácio Roberto Salomão. Com problema na filiação partidária, Maria do Carmo Gandra foi outra que teve o pedido indeferido. Todos são postulantes ao cargo de vereador.

O candidato a vereador Antonio Martins Catarino também teve seu pedido de registro negado, ocasionado por vício na filiação partidária. O indeferimento partiu da análise de ofício da juíza, pois não houve pedido de impugnação neste caso.

VALE DO ANARI

Os que pediram registro de suas candidaturas somam 59 em Vale do Anari. Um total de 52 candidatos, que não tiveram seus pedidos questionados pelo MPE, coligação, partido, candidato ou por qualquer cidadão, já tiveram suas candidaturas homologadas pela Juíza Márcia Masioli.

O MPE ingressou com 6 Ações de Impugnação de Registro de Candidaturas. A coligação “Honestidade e Desenvolvimento Continua” - PT/PSB, também pediu a impugnação das candidaturas do ex-prefeito, Edimilson Maturana e do atual Presidente da Câmara de Vereadores do município, João Ferreira.

Dos pedidos de impugnações ajuizados, a magistrada julgou procedente e, conseqüentemente, indeferiu o pedido de registro de 5 candidatos. Edimilson Maturana - candidato a Prefeito (ex-prefeito do município), Arineu Francisco Dos Santos, candidato a Vereador, Reginaldo Andrade dos Santos, candidato a vereador e João Geraldo Ferreira, candidato a Vereador (atual presidente da Câmara de Vereadores de Vale do Anari), foram os que tiveram a candidatura barrada por falta de moralidade.

Maria de Fátima da Silva Guimarães, candidata a vereadora, teve o pedido de impugnação por ausência de legalidade na filiação partidária deferido.

Resta para ser julgado apenas um pedido, do candidato ao cargo de vice-prefeito, Anildo Alberton, da chapa encabeçada pelo candidato a prefeito impugnado, Edimilson Maturana.

A publicação das decisões aconteceu nos últimos dias no Cartório Eleitoral. Dois recursos e um embargo de declaração já foram protocolados, informou o Chefe de Cartório da 32ª Zona Eleitoral, Bruno dos Anjos.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News