Rondoniagora.com

Rondônia, 25 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Cidades

Em Vilhena, 90% dos focos de Dengue estão dentro dos domicílios

Terça-feira, 13 Abril de 2010 - 14:02 | Semcom/Vilhena


Segundo informações da Divisão de Endemias de Vilhena, em 2009 foram 944 casos confirmados da doença e 90% dos focos foram registrados dentro dos domicílios, o que demonstra a necessidade de cuidados diários, nas residências e outros estabelecimentos, principalmente terrenos baldios, construções inacabadas e casas desocupadas. O boletim epidemiológico dos primeiros três meses deste ano revelou que o Bairro Cristo Rei teve a maior incidência da doença (93 casos notificados e confirmados), sendo seguido pelo Centro (85 casos notificados e confirmados).

As informações do Ministério da Saúde mostram que nas primeiras seis semanas deste ano, o número de casos da dengue cresceu mais de 100% em relação a 2009. Rondônia está entre os estados com maior incidência da doença: só em janeiro de 2010 foram registrados 636,7 casos por 100 mil habitantes.

BALANÇO – Nos últimos seis meses a prefeitura de Vilhena adotou várias ações de prevenção e controle da dengue. Os trabalhos foram coordenados pela Vigilância Epidemiológica, que é vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e, abrangeram desde atividades educativas, até alertas repressivos como: multas a proprietários de locais com reincidência de foco do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

Para o prefeito Zé Rover (PP) a dengue, no município, está sendo combatida de forma responsável, com o comprometimento de vários setores, entre os quais as equipes de PSF, PACS, agentes de endemias, professores e alunos. “É necessária a conscientização e colaboração da população para eliminar os focos do mosquito”, declarou o prefeito

Durante a mobilização foram incluídas medidas como: palestras educativas em 100% das escolas; carreata para chamar a atenção da população; visitas e orientação sobre os meios de proliferação do mosquito; doação de materiais para o Departamento de Saneamento Básico fabricar tanques, manilhas, tampas para fossas e lixeiras, para doação às famílias carentes.

A prefeitura tem se responsabilizado pela limpeza de terrenos com reincidência de foco do mosquito, e conseqüentemente, efetua a cobrança no IPTU, juntamente com a multa. O mesmo tem se aplicado para os terrenos baldios, os quais a notificação é feita via edital e veículos de comunicação, caso os proprietários não sejam encontrados no cadastro da secretaria de Fazenda.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News