Rondônia, sábado, 18 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Sexta, 01 de Abril de 2016 - 19h57

Emater realiza mutirão de Cadastramento Ambiental Rural

Da Redacao


Técnicos da Emater de Vilhena realizam desde quarta-feira, na Câmara de Vereadores, um mutirão para auxiliar no Cadastramento Ambiental Rural- CAR. O mutirão termina nesta sexta-feira.

O gerente da Emater em Vilhena, Fábio Back, comentou que o mutirão acaba, mas o cadastramento segue até dia 5 de maio, sem prorrogação, e pode ser realizado no escritório da Emater. Proprietários rurais devem ficar atentos ao prazo e não deixar para última hora.

Back explicou que os proprietários rurais não podem deixar de fazer o CAR, e por meio dele, que governo pode monitorar as áreas abertas, de reserva, além do controle, derrubada e a área de recuperação. “Hoje, por exemplo, os frigoríficos não compram do produtor que tem não tem CAR”, informou.

CAR e seus benefícios

O cadastro segundo o gerente da Emater, é fundamental para o proprietário, por meio dele o produtor poderá desfrutar de benefícios, já que essa é uma das exigências para obtenção de licenças ambientais, transações cartoriais e acesso a crédito agrícola, além de comprovar a regularidade ambiental do imóvel e dar segurança sobre a área.

De acordo com informações da Emater, o proprietário que não se inscrever no CAR não terá acesso aos benefícios previstos em lei como anistia pela supressão de vegetação e reconhecimento destas áreas como consolidadas e estarão suscetíveis a punições e sanções administrativas pelos órgãos ambientais.

O produtor que perder o prazo do cadastramento vai perder também o beneficio de acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), através desse programa os produtores ficam isento de multas ao aderir o programa no ato de inscrição do CAR, facilitando na adequação a legislação ambiental.

Airton Evadir Machado, proprietário de uma área em Nova Conquista, distrito que pertence a Vilhena, é atualmente produtor de gado de leite, disse ao Rondoniagora, que já faz parte do programa ao incentivo a agricultura familiar, e também a linha de crédito, “preciso manter esses benefícios, e sem o CAR isso não seria possível”.

O mutirão para o Cadastramento Ambiental Rural acontece em todo Brasil.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions