Rondônia, segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 17 de Março de 2009 - 13h18

Encontro em Guayaramerin define pontos finais sobre ponte em Guajará

DNIT


O DNIT anunciou a abertura da licitação para a elaboração do projeto Executivo de Engenharia da ponte binacional Brasil/Bolívia, que vai ligar os municípios de Guajará-Mirim e Guayaramerin. A obra, aguardada com ansiedade por ambos os países, determina a realização, nesta quarta-feira, na cidade boliviana de Guayaramerin, de um novo e decisivo encontro entre as delegações brasileira e boliviana. É a segunda etapa das ações diplomáticas desenvolvidas pelo Itamaraty, para a definição de detalhes que ficaram pendentes no primeiro encontro, realizado no final do ano passado no hotel Pacaás Palafitas, em Guajará Mirim. Dessa reunião deverá sair um documento final com as responsabilidades e metas de cada país no empreendimento. A delegação brasileira, com mais de 20 integrantes, é liderada pela representação do Itamaraty, será integrada por representantes da Receita Federal, Anvisa, Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério dos Transportes, Agência Nacional dos Transportes Terrestres e DNIT, órgão responsável pela execução da obra. Uma equipe de especialistas do DNIT, liderada pelo diretor de Planejamento e Pesquisa, Miguel de Souza, irá participar do encontro, para oferecer suporte técnico aos participantes. A delegação brasileira será também acompanhada pela primeira secretária da embaixada boliviana em Brasília, Dra. Geovana Miranda Villarreal.

Toda essa mobilização, que envolve os correspondentes bolivianos de cada representação, justifica-se a partir do volume de recursos que serão investidos. Somente a ponte deverá exigir investimentos superiores a R$ 200 milhões. E, embora ainda não possa ser registrada grande movimentação por parte de autoridades e da sociedade organizada de Guajará Mirim, o significado econômico não tem precedentes da história do município.

Na realidade, o empreendimento terá a capacidade de assegurar não apenas a reforma total da rodovia BR-425, que liga o município à BR-354, mas ainda a definição do traçado para a BR-421, que deverá ligar Guajará-Mirim ao município de Ariquemes. Com isso, estima-se, a preços atuais, investimento total de pelo menos R$ 300 milhões no município. Depois de concluídas, as obras terão a capacidade de efetivamente integrar Guajará no contexto econômico rondoniense, que tradicionalmente privilegia o eixo da BR-364 em direção ao sul do país.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions