Rondônia, 08 de Dezembro de 2022
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Envio da declaração de IR na última hora pode gerar risco para contribuintes, alerta professor da Mackenzie Rio

Quinta-feira, 28 Abril de 2016 - 20:53 | Da Redacao


A um dia do fim do prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda 2016, a Receita Federal informou que pelo menos seis milhões de pessoas ainda não tinham enviado as informações ao Fisco. O prazo acaba nesta sexta-feira (29). Em Rondônia, pouco mais de 70% já fizeram a declaração.

O professor de Ciências Contábeis da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Edmilson Machado, faz um alerta aos contribuintes que ainda não prestaram contas. “Em primeiro lugar, há chance de o contribuinte cair na malha se deixar tudo para última hora porque existe a possibilidade de esquecer de inserir um rendimento tributável, por não estar com toda a documentação à mão. Além disso, deixar de incluir despesas por falta de comprovantes pode fazer com que o valor do imposto a ser pago seja maior e não vai refletir a real situação do contribuinte”, explica.

Neste ano, Rondônia estima receber cerca de 200 mil declarações, mas mesmo próximo ao fim do prazo, as entregas ainda seguem abaixo do esperado. Segundo Edmilson Machado, quanto mais cedo o contribuinte fizer a declaração menos chance de erro pode ter. “De posse desses documentos (os comprovantes), comece a efetuar o cadastro. Nunca queira fazer a declaração de forma urgente sem ter a mão essas informações. Dessa forma, haverá menos erros, omissões ou inconsistências. Além disso, quem perder o prazo estará sujeito à multa que pode ser de R$ 165,74 a 20% do imposto devido”, alerta.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também