Rondônia, sábado, 21 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 23 de Dezembro de 2008 - 23h57

Estudantes invadem Câmara e jogam tinta em vereadores de Manaus

Agência Folha


Estudantes da rede pública de Manaus e militantes do PC do B e PT invadiram nesta terça-feira o plenário da Câmara Municipal e jogaram tinta, com coloração de lama, nos seis vereadores membros da Mesa Diretora.

O protesto foi contra um projeto aprovado que restringiu o uso de meia tarifa em ônibus urbanos. Um vereador foi agredido e dois estudantes tiveram ferimentos leves causados por estilhaços de vidros.

Seguranças usaram gás lacrimogêneo e spray de pimenta para conter cerca de 300 manifestantes. Ninguém foi preso.

Apesar do protesto, a sessão não foi suspensa. Os estudantes quebraram a porta de vidro do plenário, cadeiras e jogaram bananas nos vereadores.

Um dos atingidos com tinta, o vereador Sildomar Abtibol (PRP) disse que foi agredido pelo tesoureiro municipal do PC do B, Moisés Leal, e prestou queixa à polícia.

Leal, que foi espancado por seguranças da Câmara segundo a União dos Estudantes Secundaristas, não foi encontrado para falar sobre o caso.

O vereador Marcelo Ramos (PC do B), que votou contra o projeto, condenou a invasão e agressão. "Essa é uma atitude contra a democracia, os vereadores têm um mandato conferido pelo povo", disse.

O presidente da Casa, Leonel Feitoza (PSDB), mesmo sujo de tinta, transferiu a votação do projeto alvo do protesto para o auditório da Câmara. O projeto foi aprovado por 26 votos contra quatro. Com isso, cada estudante terá direito de receber por mês 60 passes em vez dos atuais 120.

O projeto atende pedido das empresas de transportes coletivos que afirmam existir fraude no uso da meia tarifa.

A União dos Estudantes Secundaristas nega a existência de fraudes nos passes. Disse que decidiu invadir a Câmara porque os vereadores não discutiram o projeto amplamente. Cerca de 700 mil estudantes recebem a meia tarifa.

"Tivemos que radicalizar (com a invasão) porque a Câmara não é mais um espaço democrático, aprovou um projeto ilegal", afirmou o presidente da união, Yann Evanovick, 18.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions