Rondônia, 30 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Ex-gerente-regional da Sejus é condenado por corrupção em esquema para beneficiar apenado

Terça-feira, 16 Abril de 2024 - 13:27 | do MPRO


Ex-gerente-regional da Sejus é condenado por corrupção em esquema para beneficiar apenado

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da 3ª Promotoria de Jaru, obteve a condenação de um servidor público, ex-gerente regional da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por envolvimento em um esquema de corrupção no sistema carcerário.

O acusado foi denunciado por corrupção passiva, por conceder regalias a um apenado em troca de vantagens indevidas. As informações do processo apontam que o denunciado recebeu, no mínimo, três transferências bancárias da irmã de pessoa em sistema prisional.

Esses valores foram destinados à concessão de regalias, que incluíam, entre outras: trabalho externo, utilização irrestrita de telefone celular dentro da unidade prisional, acesso a bebidas alcoólicas e realização de churrascos.

A condenação ocorreu perante a 1ª Vara Criminal de Jaru, mas ainda cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). O policial penal foi condenado a 4 anos, 11 meses e 21 dias de reclusão.

Conforme a decisão, além da pena privativa de liberdade, o servidor público também perdeu o cargo de policial penal, devido à evidente violação aos deveres funcionais para com a Administração Pública.

Segundo o documento da sentença, a medida é fundamentada na incompatibilidade da permanência do policial penal, que no exercício de seu cargo público, infringiu deveres funcionais, praticando o crime de corrupção passiva contra a Administração Pública, violando os deveres éticos e morais inerentes à profissão.

A sentença condenatória foi proferida na última sexta-feira (12), após várias operações realizadas no presídio de Jaru relacionadas a estes privilégios.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também