Rondônia, terça-feira, 23 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 03 de Setembro de 2015 - 16h03

Exposição itinerante sobre Marechal Rondon é aberta em Ji-Paraná

RONDONIAGORA


Mascote Rondonzinho

O resgate e a divulgação da história de Rondônia é o foco da exposição itinerante em comemoração aos 150º aniversário de nascimento de Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon aberta na manhã desta quinta-feira (3), no Museu das Comunicações Marechal Rondon em Ji-Paraná.

Além da exposição itinerante, no local poderão ser apreciadas peças e o histórico sobre as linhas telegráficas, bases e estações telefônicas, caixa de coleta dos Correios, aparelhos de rádios e de telefonia, rádios comunicadores, cartas, telegramas, fotografias, dentre outras peças.

“Este museu faz parte da identidade de Ji-Paraná e guarda parte da história de Rondon e de Rondônia. Ele é o único que presta homenagem ao patrono de Rondônia. Aqui, o sertanista deixou registros valiosos que precisam ser resgatados e difundidos”, disse na abertura da exposição o superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar.

“O telhado, as paredes e o assoalho foram restaurados em partes, mas quase tudo ainda é daquela época”, observa Maricelma Almeida, informando que paralelo à exposição itinerante ocorre outro atrativo no museu: uma mostra indígena do povo Gavião.

“Precisamos apropriar de nossa história. Temos um cervo riquíssimo para isso”, disse a presidente da Fundação Cultural de Ji-Paraná Keila Barbosa, ao agradecer o governo estadual pela parceria e incentivo à cultura e turismo em Ji-Paraná. “É importante essa exposição itinerante para que as pessoas tenham noção do que Marechal Rondon fez por Rondônia”, avalia o historiador Anísio Gorayeb.

Nessa exposição itinerante o Museu das Comunicações recebeu quadros e fotografias que contam os esforços de Marechal Rondon no desbravamento da região por conta da implantação e instalação da rede de telégrafos interligando o Norte brasileiro ao Mato Grosso, lugar mais habitado na época e que estava mais próximo da floresta Amazônica.

Superintendente de Turismo, Júlio Olivar

Em definitivo, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) presenteou o Museu das Comunicações com novas peças ao acervo, como selo filatélico alusivo às comemorações do sesquicentenário de Marechal Rondon, brasão do estado de Rondônia, figura do mascote Rondonzinho, revista em quadrinhos sobre Marechal Rondon publicada em 1984 pelo Exército Brasileiro e, por fim, a maior comenda de Rondônia, a medalha Marechal Rondon. Todas essas novas peças estão em quadro emoldurado.

A exposição teve início em Porto Velho em maio, ocasião em que o homenageado completaria o sesquicentenário de nascimento. Em parceria com a Fundação Cultural, a mostra ocorre até o dia 30 de novembro em Ji-Paraná e depois segue para Cacoal, Vilhena e encerra em Guajará-Mirim em maio de 2016.

A exposição é aberta ao público no horário comercial com entrada gratuita.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/exposicao-itinerante-sobre-marechal-rondon-e-aberta-em-ji-parana)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions