Rondônia, quarta-feira, 17 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 21 de Agosto de 2014 - 14h16

Falta de cuidadores para atender estudantes com deficiência leva MP a mover ação contra Estado

MP-RO


O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ji-Paraná, ajuizou ação civil pública com pedido de liminar para que seja determinada ao Estado de Rondônia a realização de concurso público para contratação de profissional capacitado para auxiliar alunos com necessidades especiais nas escolas estaduais (técnico educacional cuidador) existentes no Município de Ji-Paraná.

A ação, registrada sob o nº 0012226-48.2014.8.22.0005, foi proposta pela Promotora de Justiça Conceição Forte Baena após denúncias de pais de estudantes que têm algum tipo de deficiência (física, mental, auditiva, visual e outras), matriculados em escolas da rede estadual de ensino e que não dispõem de cuidadores especiais de forma contínua.

Conforme relata a integrante do MP, a Lei Complementar nº 680/2012, que dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração dos Profissionais da Educação Escolar do Estado de Rondônia, criou, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o cargo de técnico educacional cuidador.

Ocorre que, até o momento, o Estado não realizou concurso para o cargo, mesmo havendo demanda pelo serviço no município. Conforme dados repassados pela Secretaria, em 2012, 232 alunos com algum tipo de necessidade especial estavam matriculados em escolas estaduais de Ji-Paraná,.

A Promotora de Justiça ressalta que, segundo a Lei Complementar nº 680/2012, compete ao cuidador prestar auxílio especificamente aos alunos com necessidades especiais, desenvolvendo as atividades de suporte à alimentação, locomoção, higiene corporal, vestimenta, comunicação, orientação espacial, manipulação de objetos, entre outras necessidades do estudante.

Ao ajuizar a ação, a integrante do Ministério Público afirma não haver dúvidas quanto ao dano causado aos alunos matriculados, que não podem contar com o apoio que lhes é garantido pela legislação, não podendo, com isso, obter um bom rendimento nos estudos devido à inércia do poder público.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/falta-de-cuidadores-para-atender-estudantes-com-deficiencia-leva-mp-a-mover-acao-contra-estado)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions