Rondoniagora.com

Rondônia, 30 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Cidades

Festivais de praia agitam verão em Calderita, Fortaleza do Abunã e Jaci-Paraná

Segunda-feira, 15 Agosto de 2022 - 17:04 | Redação


Festivais de praia agitam verão em Calderita, Fortaleza do Abunã e Jaci-Paraná

Com apoio da prefeitura de Porto Velho, nos meses de agosto e setembro serão realizados festivais de praia com atividades esportivas, lúdicas, culturais e feiras de empreendedores. São esperados mais de 20 mil pessoas nos eventos que serão realizados na Vila Calderita, distrito de Fortaleza do Abunã, distrito de Jaci-Paraná e em Porto Velho, onde serão encerradas as fases do chamado Circuito Beach, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes).

Nos últimos dois anos, em razão da pandemia do novo Coronavírus, as ações nos festivais foram interrompidas. Decretos municipais e estaduais vedaram a realização de grandes eventos em Porto Velho.

Circuito Beach

O pacato distrito de Fortaleza do Abunã aguarda um grande público para a primeira fase do Circuito Beach nos dias 26, 27 e 28 de agosto.  A programação do evento está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo (Semdestur) e Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural).

Segundo a secretária Ivonete Gomes (Semes), o evento é um resgate de uma festividade que a população já espera anualmente. “Fortaleza do Abunã, inclusive, já sente a expectativa do evento na reserva de hospedagens. As inscrições para as duplas de futevôlei e vôlei de praia também já se encerraram”, declarou a secretária.

Na modalidade vôlei de praia, oito duplas femininas e oito masculinas participarão da primeira e segunda etapas, classificando-se quatro duplas de cada etapa (1 e 2) para as finais em Porto Velho. No futevôlei serão oito duplas masculinas e oito equipes mistas nas primeiras etapas, sendo classificadas quatro duplas de cada para as finais na capital.

Em Fortaleza do Abunã e Jaci-Paraná haverá premiação de troféus para os primeiros e segundos colocados de cada modalidade, e na final, em Porto Velho, os vencedores de primeira e segunda colocação receberão troféus e premiação financeira.

O circuito será dividido em três etapas, sendo a segunda nos dias 23 e 25 de setembro, em Jaci-Paraná, e a terceira nos dias 8 e 9 de outubro, em Porto Velho.

Vila Calderita

Com apoio da Semes e Funcultural, a Associação dos Amigos da Vila Calderita (Amavica) realiza o Festival de Praia nos dias 02, 03 e 04 de setembro. A Semes entrará com os projetos Viva Bem, que é um programa de educação física orientada, e a Rua de Lazer, que levará atividades recreativas para as crianças e adolescentes da vila. A Funcultural disponibilizou palco, som e uma banda de forró para animar os dias de festa. A praia de Calderita será utilizada durante o dia e a noite ocorrerão os shows.

Segundo a presidente da Amavica, Maria de Nazareth Cavalcante Penha,  os moradores estão se organizando para receber os turistas de todos os recantos do Estado. Os ambulantes estão sendo cadastrados e a entidade está valorizando a mão de obra local. “Agradecemos o apoio da prefeitura, órgãos de segurança, empresários e moradores que estão nos apoiando para realização desse tão importante festival para nossa região”, explicou ela.  
 

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News