Rondônia, sábado, 17 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Terça, 18 de Outubro de 2016 - 12h06

Festival de curtas será exibido em dois dias pela Unir Porto Velho

Da redação


Festival de curtas será exibido em dois dias pela Unir Porto Velho

Para quem é amante de curtas metragens, o projeto Matinês exibe nos dias 19 e 20 de outubro, no auditório Paulo Freire, campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em Porto Velho, o ciclo de curtas metragens “As histórias dos Brasis”. O iniciativa é da diretoria de Extensão e Cultura (Procea) e traz histórias ocorridas em diferentes regiões do país. O horário de início está previsto para às 17h30min.

Durante os dois dias, ao final das apresentações haverá uma roda de conversa aberta com os presentes, contando com a participação de acadêmicos como debatedores e, também, como monitores, sob a coordenação da professora Verônica Aguiar, do Departamento de História da Unir e da professora Joelma Silva Ferreira, egressa do Curso de Letras da instituição, que será a convidada e debatedora do filme “A Troca”, produzido por ela.

Confira a programação:

19/10

- 1° Curta: “Sou teu maninho! Um grito Marajoara” (Pará). O curta trata da história de Natiara, que vive com a família às margens do Rio Amazonas. Com o pai doente, precisando de cuidados médicos, ela e a família embarcam numa viagem de três dias rumo à capital, dentro de um barco superlotado. Natiara conhece o sofrimento do homem marajoara: as maresias, os assaltos, a luta pela vida, o desconforto e a sensação de isolamento, tudo isso em contraste com a beleza e a riqueza da Amazônia.

- 2° Curta: “Arte na ruína” (Acre). Xapuri (um pequeno universo que se tornou palco para a tão necessária reconstrução de dois mundos em ruínas: uma delegacia abandonada e um grupo de jovens artistas oprimidos) tem se tornado o símbolo de uma arte experimental onde um único jovem aceita o desafio de revelar para o público, através do espetáculo “O Ensaio Surreal do Grito Sufocado” as nuances que os levaram até o fabuloso palco de suas vidas – Arte na Ruína, localizado a 50 metros da casa de Chico Mendes.

- 3° Curta: Piaçaba (Piaçava) (Amazonas). A comunidade de Campina do Rio Preto tem como base econômica a extração da Piaçava, que além da vassoura, serve de matéria-prima para diversas peças artesanais.  A tradição de trabalhar no piaçabal é passada de pai pra filho: como extrair e beneficiar a planta. O cotidiano dos piaçaveiros é mostrado, com as dificuldades e as conquistas de pessoas que vivem há séculos da extração da piaçava.

20/10

- 1° Curta: Ybe Nawa Aîbu (Mulher jiboia encantada)  (Acre). O autor parte de sua própria experiência para mostrar a aproximação entre um garoto e a cultura do seu povo. Um dia, ao ver seus tios tomando o cipó (o cipó jagube ou mariri, um dos ingredientes do chá que é usado em diferentes tradições religiosas na Região Amazônica) e cantando músicas tradicionais, ele teve curiosidade de também participar do ritual.

- 2° Curta: Aquele apito do trem – RO. O vídeo mostra o impacto da desativação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré sobre os moradores de Vila Murtinho, que abandonaram a cidade para fundar Nova Mamoré. Os habitantes mais antigos contam histórias da época da construção da ferrovia, que levava notícias e mercadorias para a região.
 
3º Curta: A troca – RO. No final dos anos de 1960, a família Moreno vivia em um barracão no meio do seringal. Certo dia, os pais saíram para a colheita da seringueira em mata fechada, deixando as crianças mais novas aos cuidados das mais velhas. Foi quando um grupo de indígenas passou pela casa e uma índia propôs à criançada trocar Antônia, a irmã mais nova de oito meses de idade, por um papagaio. Apanhada pela inocência, a garotada achou a troca justa, pois a ave era adulta, verde e faladora. Quando os pais chegaram e souberam da troca comunicada com euforia pelas crianças, o desespero se apoderou da família que, numa luta contra o tempo, partiu para resgatar a menina.

- Debate com a professora Joelma Silva Ferreira, roteirista e diretora do curta metragem “A Troca”.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/festival-de-curtas-sera-exibido-em-dois-dias-pela-unir-porto-velho)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions