Rondoniagora.com

Rondônia, 25 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Cidades

Filme gaucho encerra programação em homenagem à mulher no CineOca

Quinta-feira, 25 Março de 2010 - 15:34 | Simone Norberto


A produção gaucha “Anahi de las Misiones”, de 1997, encerra o ciclo de filmes de março no CineOca, em homenagem à Mulher. O Cineclube de Rondônia, em parceria com o Cinesesc, apresentou uma programação que buscou refletir, sob diversos aspectos, a condição feminina no mundo moderno. Diretores consagrados, todos eles brasileiros, pontuaram, através de seus filmes questões que merecem debate ou apenas identificação do público com a obra.

Em Anahi, o tema transborda, pois além da força da personagem título, o filme evoca o passado histórico e identitário da região sul do país.

A sessão do CineOca, de graça, acontece todas as quintas-feiras, às 20h, no Sesc Esplanada. Após a exibição do filme é aberto um debate para que os expectadores possam trocar impressões sobre as temáticas e linguagem cinematográficas.

Sinopse:

A saga de uma mulher que luta pela sobrevivência durante o período mais conturbado da história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha, que durou dez anos (1835-1845). Arrastando um velho carroção sem bois, Anay e seus filhos enfrentam a guerra, a morte e o medo. Seu único objetivo é manter a família unida.Eles perambulam pelo Rio Grande do Sul entre farroupilhas (revolucionários) e caramurus (legalistas, defensores do Império). Para sobreviver, recolhem despojos dos combates e os negociam nos acampamentos dos soldados das duas facções. Em seu êxodo histórico, Anahy presencia episódios históricos e lendários da revolução.Inevitavelmente, porém, o conflito se infiltra em sua vida e Anahy assiste impotente à dissolução de sua família

CineOquinha

Com a missão de difundir o audiovisual, o CineOca dá mais um importante passo ao lançar no próximo dia 27, a partir das 19 horas, na festa do Teatro e do Vinho, no espaço Cultural Cuniã, bairro Tucumanzal, o projeto CineOquinha, que se dedicará a exibição de filmes ao público infanto-juvenil.

A nova investida cultural tem a parceria fundamental da Associação Cuniã, local onde os filmes serão exibidos, todos os domingos (a partir do dia 4 de abril), às 16 horas.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News