Rondoniagora.com

Rondônia, 01 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Cidades

Gestores de Rondônia discutem aprimoramentos durante V Encontro de Prefeitos

Quarta-feira, 28 Outubro de 2009 - 09:43 | Assessoria


Gestores de Rondônia discutem aprimoramentos durante V Encontro de Prefeitos
As prefeituras de Rondônia deverão implantar um pacote de programas inovadores que visam melhoria de vida para a comunidade. A destinação dos resíduos sólidos das cidades, a criação de um instituto de previdência e a implantação do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios são as principais metas do municipalismo no estado. Amplos debates sobre as dificuldades enfrentadas pelos gestores públicos e a Lei de Responsabilidade Fiscal foram trabalhados em parceria com Tribunal de Contas, durante o V Encontro de Prefeitos de Rondônia, nesta segunda e terça feira (26 e 27), em Cacoal.

O encontro deste ano registrou os avanços das administrações municipais junto ao TCE-RO, no que diz respeito às contas públicas e cumprimentos das leis. Atualmente, os prefeitos mantêm proximidades com o tribunal, que desenvolve uma parceria “pedagógica”, instrutiva e orientadora. Os conselheiros, Francisco Carvalho, Rochilme Mello, Edílson de Sousa e o presidente do órgão, conselheiro Jose Gomes, ouviram os questionamentos dos prefeitos, durante as palestras. Os consulentes participaram do evento a convite do presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Laerte Gomes (PR), de Alvorada D’Oeste.

Os prefeitos debateram as vantagens dos projetos de iniciativa da AROM, que visam melhor prestação de serviços aos munícipes e mais condições para administrar. Entre eles estão a economia que poderá ser feita com a implantação do Diário Eletrônico e o Regime Próprio de Previdência para os servidores dos municípios. O tratamento adequado do lixo das cidades também foi ponto de discussão entre os participantes, que deverão dar um destino ecologicamente correto para os resíduos sólidos coletados e que não poderão mais ficar a céu aberto, de acordo com o secretário Geral da entidade, prefeito de Vale do Paraíso, Charles Luiz, que palestrou sobre o assunto.

O encontro aconteceu no hotel Cacoal Selva Park, no município de Cacoal. Novas reuniões deverão acontecer nos próximos dias, para definição sobre a implantação dos projetos e programas sugeridos pela AROM.

Avaliação

Para o presidente da AROM, Laerte Gomes e vice Luiz Gomes, de Nova União, o encontro trouxe resultados positivos. “Nestes dois dias os prefeitos rondonienses tiveram a confirmação de que o municipalismo unido é sinônimo de crescimento. O diferencial do evento foi a participação dos representantes do TCE, que trouxeram esclarecimentos importantes sobre a conduta jurídica dos gestores. Alem disso, pudemos apresentar as propostas da associação e as atividades desenvolvidas durante os nove meses que estou a frente da AROM”, disse Laerte, que prestou homenagem ao conselheiro Rochilme Mello, pela relevância nos serviços prestados ao estado.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News