Rondônia, sábado, 21 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quinta, 22 de Julho de 2010 - 10h33

Ibama fecha laticínio clandestino e flagra queijo com moscas

Ibama - Rondônia


Ibama fecha laticínio clandestino e flagra queijo com moscas
Uma equipe de fiscalização do Ibama embargou um laticínio clandestino que funcionava na Linha Triunfo, na região de Candeias do Jamary. O local se encontrava em precárias condições de higiene com moscas sobre queijos, instalações e utensílios em precárias condições de higiene e um forte cheiro de produtos deteriorados. O que mais chocou a equipe na ação, foi a falta total de condições higiênicas. Veja parte do relatório do Ibama:

(...) disse que vendia como queijo caseiro para vários órgãos públicos em Porto Velho, como o TRE, IBAMA, MPE, etc e, que tinha pontos de vendas de queijo na cidade de PVH.

(...) muitas moscas sobre as mesas e produtos, o piso de cerâmica estava todo quebrado, nas janelas e portas não havia vidros ou algo que impedisse a entrada de insetos e poeira, havia como proteção tela sombrite, estava mal instalada e alguns pontos apresentavam furos, no forro havia um buraco (...)

(...) A câmara fria utilizada era um baú de caminhão em más condições de conservação e higiene, dentro havia prateleiras de madeira onde eram acondicionados os produtos produzidos na empresa. (...)

(...) em uma das mesas três galinhas mortas e depenadas (...)

(...) o senhor X nos informou que fizera uma parceria com um vizinho que cria porcos a uns 100 m do laticínio e nos conduziu acompanhando uma mangueira de PVC preta por onde os dejetos eram transportados até uma caixa d’água que estava instalada dentro de um chiqueiro, a caixa estava quebrada conforme fotos em anexo. Existia ainda uma segunda mangueira que ligava a um cano de PVC de 150 mm por onde eram lançados os resíduos, este cano estava quebrado em dois locais e se ligava a uma caixa de tijolo rebocada, onde ficava depositada a gordura, com forte cheiro no local. Segundo o proprietário periodicamente ele recolhia a gordura e queimava sobre o solo ao lado dessa caixa, em um dos lados da caixa os dejetos provenientes da fabricação dos produtos corriam a céu aberto sobre o solo por uma vala até o tal chiqueiro.

(...) foi solicitado ao senhor X que entrássemos nas instalações onde eram processados os produtos derivados de laticínios e sem nenhuma cerimônia após pisar em fezes de porcos ele nos encaminhou para dentro das instalações, foi ai que percebemos o quanto “PREOCUPADO” com a higiene o proprietário do laticínio estava Questionamos se ele tinha noção do risco de ocorrer uma infecção intestinal em um de seus consumidores, ele nos respondeu que até o momento ninguém havia reclamado.

A Operação Triunfo tem como parceiros o Ibama e o Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia e o seu principal objetivo é combater ilícitos ambientais, prioritariamente, a utilização ilegal de produtos e subprodutos florestais.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions