Rondônia, quinta-feira, 18 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 04 de Maio de 2015 - 10h34

IFRO define primeiras parcerias para implantação de cursos em Guajará-Mirim

RONDONIAGORA


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO realizou, na última semana, em Guajará-Mirim - BR e Guayamirim - BO reuniões com os setores produtivos, poder público, associações, Instituições de Ensino e Autoridades Públicas Brasileiras e Bolivianas, com o objetivo de definir ações de ensino, pesquisa e extensão que serão desenvolvidas no Câmpus Binacional do IFRO em Guajará-Mirim, além das atividades de ensino já desenvolvidas pelo Instituto naquele município.

Na manhã de 29/04, a Pró-Reitora de Ensino, professora Maria Fabíola e o Assessor Especial para implantação do Câmpus Guajará-Mirim, professor Vagner Schoaba, estiveram na Universidad Autónoma de Beni (UAB), em Guayaramirin, para conhecer o Sistema de Ensino boliviano e os cursos ofertados pela instituição. Foram recebidos pelo Diretor, professor Luis Alberto Ruiz Duran e pelos professores engenheiros Cezar Anez de La Torre e Rolando Villar Anes.

Na oportunidade, a prefeita eleita de Guayaramirin, Helen Gorayet, presente a reunião, demonstrou interesse em assinar um convênio para que os alunos bolivianos possam estudar no Câmpus Guajará-Mirim, seguindo assim a diretiva para um câmpus binacional. A proposta da universidade boliviana é apresentar o IFRO e a minuta de convênio, no próximo mês de junho, à nova equipe gestora da cidade de Guayaramirin e da UAB, para consolidar a oferta de vagas aos alunos bolivianos e futuras parcerias com a UAB na oferta de cursos de graduação e pós-graduação.

Além da visita a UAB, a Pró-Reitora e o Assessor também visitaram a Secretaria Municipal de Educação e o Câmpus da UNIR, do município de Guajará-Mirim, buscando parcerias para realização da pesquisa de demanda e audiência pública para apresentação dos cursos que serão ofertados no novo câmpus. A Secretária de Educação do Município de Guajará-Mirim, professora Sâmea Melgar, concordou em participar do processo de pesquisa de levantamento de demanda para a escolha dos cursos ofertados e reiterou o apoio e parcerias da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim na abertura e funcionamento do câmpus na cidade.
Durante esta semana, a Pró-Reitora Maria Fabíola também visitou o Polo EaD do IFRO em Guajará-Mirim, que funciona desde 2011 e que, em breve, será transferido para as instalações do IFRO.

Novas instalações

A nova unidade do IFRO em Guajará-Mirim possui capacidade para o atendimento de 1500 alunos, contando com uma estrutura de 28 salas de aula, laboratórios de informática, química, física e biologia. O câmpus atenderá não só a população local, mas municípios vizinhos e, possivelmente, os estudantes da Bolívia, assim que um acordo de cooperação for firmado entre os dois países.

A previsão é que a partir de agosto de 2015 o Câmpus esteja em funcionamento com alunos de cursos técnicos e de educação a distância – EaD. A partir de outubro, com a abertura de um novo Processo Seletivo Unificado, haverá a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio, o que permitirá a ampliação do acesso da população a toda a estrutura de ensino do Câmpus Guajará-Mirim.
O Câmpus já conta, para isso, com quadro de pessoal e orçamento próprio para custeio de suas atividades didáticas e administrativas.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/ifro-define-primeiras-parcerias-para-implantacao-de-cursos-em-guajara-mirim)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions