Rondônia, segunda-feira, 26 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Sexta, 06 de Julho de 2018 - 12h15

Ji-Paraná fará campanha de multivacinação a partir do dia 16 de julho

da Assessoria


Ji-Paraná fará campanha de multivacinação a partir do dia 16 de julho

Não é apenas a criança que precisa das vacinas para ser protegida de diversas doenças. O adulto também deve estar em dia com a vacinação. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, anunciou que a partir do dia 16 de julho será iniciada a Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacina. A população deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para verificar qual vacina precisa receber independentemente da idade.

“Quem está com o cartão desatualizado pode colocar em risco não só a própria saúde como as das crianças, que são mais vulneráveis. Os adultos precisam tomar ao menos vacinas contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano”, esclareceu a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ji-Paraná, Emanoela Sousa.

O Ministério da Saúde decidiu alertar a população para a preocupação com as vacinas, por conta de uma morte por sarampo registrada recentemente em Manaus (AM) e de casos da doença registrados em Rondônia.

Emanoela Sousa explicou ainda que a situação de Ji-Paraná não é preocupante em relação ao Sarampo. “Mas as pessoas devem procurar a vacina por precaução. A pouca procura não ajuda a alcançar as metas exigidas pelo Ministério da Saúde”, disse a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

As Campanhas Nacionais de Vacinação contra Poliomielite e a Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) previstas para agosto, também foram antecipadas pelo Governo Federal. A partir do dia 16 de julho todas as crianças de 1 até 4 anos de idade também devem ser levadas às salas de vacinação para receber as doses.

De acordo com o diretor da Divisão de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná, Rafael Araújo, a atualização da vacinação Tríplice Viral para os adultos será feita conforme o calendário do Ministério da Saúde. “São duas doses com intervalo mínimo de 30 dias até 29 anos, e uma dose única de 30 a 49 anos. Para os profissionais de saúde são duas doses, independente da faixa etária, conforme a situação vacinal da pessoa”, explicou Rafael.

As salas de vacinas em Ji-Paraná funcionam nas 12 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions