Rondoniagora.com

Rondônia, 25 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Cidades

Ji-Paraná inicia testes para detectar AIDS em 15 minutos

Segunda-feira, 01 Março de 2010 - 15:53 | RONDONIAGORA


A partir de agora está mais fácil descobrir se a pessoa é portadora ou não do vírus HIV, o da Aids. A Divisão de Serviços de Atendimento Especializado (SAE) DST/AIDS iniciou nesta segunda-feira, 1º, a realização do teste rápido, em Ji-Paraná. “Esse mecanismo é mais uma alternativa ofertada pelo Ministério da Saúde a público previamente escolhido”, detalha Cleonice de Souza e Silva Virgolino, psicóloga do SAE.

O teste rápido apresenta o resultado dentro de quinze minutos. “O sangue da pessoa é colhido a partir de um dedo da mão e depositado em recipiente específico para análise”, informa a psicóloga, explicando que, ao sangue, é adicionado o reagente e que dá a celeridade ao resultado.

Segundo ela, o teste rápido será realizado em três grupos distintos. “Nas gestantes que ainda não sabem se são ou não portadoras do vírus HIV; em pacientes em trânsito, como os motoristas de caminhões e andarilhos; e, nos profissionais de saúde quando esses sofrerem perfurações quando da realização de procedimentos médicos ou de enfermagem”, explica Cleonice Souza.

Estes grupos de pacientes foram eleitos pelo Ministério da Saúde (MS). O exame deve ser realizado em maternidade pública ou no SAE. De acordo com o MS, esta maneira de identificação de soropositivo é simples e tem margem confiável em cem por cento. No caso de o paciente contaminado pelo HIV estiver no período denominado de “janela imunológica” o exame deve ser repetido. O teste rápido não é encontrado em farmácias. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News