Rondônia, quinta-feira, 19 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Segunda, 17 de Maio de 2010 - 15h27

Ji-Paraná leva teste rápido anti-HIV a detentos

Assessoria


Uma psicóloga e uma enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (SAE DST/Aids) da rede municipal de saúde farão testagem voluntária para HIV/Aids em detentos do presídio Agenor Martins de Carvalho. A ação, resultante de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a direção da instituição prisional, acontece na próxima quarta-feira, a partir das 8h30.

A meta, de acordo com a diretora do SAE DST/Aids, enfermeira Emiquerle Añes, é fazer o teste rápido anti-HIV em pelo menos 100 detentos. A idéia, segundo a enfermeira, é a de disponibilizar o teste rápido à população carcerária, já que é muito difícil o deslocamento dos detentos até a sede do SAE.

Junto com a enfermeira Emiquerle estará a psicóloga Cleonice Souza Virgulino, que está capacitada pelo Ministério Público para realizar o teste e dar o aconselhamento necessário em caso do resultado positivo para o HIV. “O teste rápido leva apenas 15 minutos para se ter o resultado. É preciso apenas a coleta de uma gota de sangue, como no teste de glicemia, mas o resultado tem uma margem de acerto perto de 100%, tanto, que é validado pelo próprio Ministério da Saúde”, explica Emiquerle.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions