Rondônia, sexta-feira, 3 de abril de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Quarta, 06 de Setembro de 2017 - 13h21

Ji-Paraná registra mais de 60 casos de caxumba neste ano; vacina está disponível pelo SUS

da Assessoria


Ji-Paraná registra mais de 60 casos de caxumba neste ano; vacina está disponível pelo SUS

A partir de um ano de idade, todas as pessoas devem tomar uma vacina chamada tríplice viral, que protege contra três tipos de doenças: caxumba, sarampo e rubéola. A dose faz parte de um calendário estabelecido pelo Programa Nacional de Imunizações e está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) da Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná (Semusa). A dose é gratuita.

Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 85% das pessoas que não estão vacinadas contra a caxumba, por exemplo, podem contrair a doença. Em Ji-Paraná as equipes de vigilância epidemiológica da Semusa, registraram um número preocupante de pessoas infectadas por caxumba. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Emanoela Maria Rodrigues de Sousa, só este ano já foram registrados 64 casos.

“A maior parte são de pessoas jovens e adultas. O número preocupa, pois é uma doença de prevenção vacinal. As pessoas poderiam estar imunizadas e não precisariam passar por esta situação. O correto é que os adultos procurem a vacinação da tríplice viral”, informou a diretora.

Doença perigosa
A caxumba é uma doença contagiosa que pode ser transmitida pelo ar e saliva. Os sintomas são febre, dor ao engolir a saliva e inchaço das glândulas salivares, na região da garganta. A pessoa que perceber um desses sintomas deve procurar o médico imediatamente.

“Caso a doença não seja bem curada, pode distribuir-se pelo corpo, ocorrendo a inflamação dos testículos, ovários, glândulas mamárias e órgãos do sistema nervoso. São complicações raras, mas que podem acontecer com qualquer pessoa que tenha contraído a doença. Então, o melhor é prevenir procurando a vacinação em uma das salas de vacinas das unidades básicas de saúde de Ji-Paraná”, enfatizou Emanoela.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/ji-parana-registra-mais-de-60-casos-de-caxumba-neste-ano-vacina-esta-disponivel-pelo-sus)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions